Ouvir Fado numa cisterna subterrânea do jardim do Príncipe Real? Sim, está de volta o Real Fado

O Real Fado está de volta e desta feita vai poder ser ouvido no Reservatório da Patriarcal, uma cisterna subterrânea em pedra

Real Fado na cisterna subterrânea
Ouvir Fado numa cisterna subterrânea do jardim do Príncipe Real? Sim, está de volta o Real Fado - ®DR

Já imaginou ouvir Fado numa cisterna subterrânea de pedra, do século XIX, no jardim do Príncipe Real? Agora pode tornar este desejo uma realidade, porque estão de volta os concertos do Real Fado no Reservatório da Patriarcal. Depois de retomar os concertos na EmbaiXada – Portuguese Concept Gallery, em junho é a vez de levar os fadistas a atuar num dos segredos mais bem guardados do bairro mais trendy da cidade. 

Instalado no subsolo do jardim do Príncipe Real, a cisterna subterrânea do Reservatório da Patriarcal do Príncipe Real será um dos palcos dos concertos intimistas do Real Fado em junho e terá uma lotação máxima de 40 pessoas, com espetáculos a decorrer entre as 19h e as 20h, todas as sextas-feiras do mês. Também denominada por Reservatório da Praça de D. Pedro V, esta cisterna em pedra foi projetado em 1856, integrado no projeto de abastecimento de água a Lisboa, tendo como função principal a regulação da pressão entre o Reservatório do Arco (na Rua das Amoreiras) e a canalização da zona baixa da cidade. Uma estrutura subterrânea com uma acústica natural que promete redefinir os espetáculos do Real Fado e oferecer uma experiência ainda mais disruptiva, tanto a artistas como aos espectadores. Entre a lista de artistas que vai passar pelo Reservatório da Patriarcal durante o mês de junho encontram-se Cristina Clara e Aixa Figini, Tânia Oleiro, Zé Maria Souto Moura e Nani Medeiros, entre muitos outros.

Já na EmbaiXada – Portuguese Concept Gallery, os concertos irão realizar-se às quartas-feiras, entre as 20h e as 21h, e terão uma capacidade limitada a 50 pessoas. Na EmbaiXada, para além de poder desfrutar destas vozes e sons de guitarra portuguesa, poderá ainda visitar os espaços que já estão abertos ao público, como o Atalho Real, Gin Lovers e Organii Spa, Castelbel, Meamstyle, Latitid, Indústria, HLC, DOT, FV Concept Store, a Ecolã, Boa Safra, Welcome to art, Chumeco, Benedita Formosinho, e a Isto. 

Para garantir a segurança de todos os assistentes, aconselha-se a compra prévia dos bilhetes para estes concertos do Real Fado através da Ticketline ou no próprio local. Além dos habituais bilhetes, estão ainda disponíveis 10 Real Tickets – bilhetes reservados aos melhores lugares da sala, uma experiência única que inclui receção personalizada onde é contada a história do concerto e do espaço onde este acontece, assim como o propósito do concerto.

O Real Fado celebra esta canção tradicional lisboeta, listada como Património Cultural Intangível da UNESCO. O nome homenageia a sua casa-mãe, o “Príncipe Real”, o bairro mais cool de Lisboa, que combina vistas esplêndidas, jardins românticos, palacetes aristocráticos e um tecido urbano encantador com as lojas e os restaurantes mais trendy da capital.

 

Poderá obter mais informações em: https://www.facebook.com/realfadoconcerts/ ou https://www.instagram.com/realfadoconcerts/

aNOTÍCIA.pt