“Loki” da Marvel Studios imortalizado em painel de azulejo português

João Lemos desenhou “Loki” e a fábrica de cerâmica Viúva Lamego produziu um painel de azulejo português único no mundo

63
Loki em painel de azulejo português
“Loki” da Marvel Studios imortalizado em painel de azulejo português - ®DR

No âmbito da tão aguardada estreia da série “Loki” da Marvel Studios, no Disney+, a 9 de junho, a The Walt Disney Company Portugal desafiou o artista português João Lemos e a conceituada fábrica de cerâmica Viúva Lamego, para a produção de um painel de azulejo português único no mundo. Assim, celebra-se, pela primeira vez, uma união entre o mundo da Marvel com a tradição da cultura Portuguesa, através da arte do azulejo.

O desenho desta obra exclusiva é da autoria do artista João Lemos, com produção da reconhecida fábrica de cerâmica Viúva Lamego – uma das mais antigas e conceituadas fábricas de cerâmica nacionais que trabalha o azulejo português de forma única e artesanal – e a implementação a cargo da agência NOSSA. O projeto inédito, parte assim de um conceito artístico moderno perpetuando-o através de métodos antigos num suporte que imortaliza a personagem central da série – Loki – usando a mesma arte com que durante séculos imortalizámos as maiores figuras do nosso país.

Com uma dimensão de 15 metros quadrados, o painel é composto por 735 azulejos, cada um deles preparado de forma tradicional. As tintas utilizadas foram desenvolvidas internamente pela Viúva Lamego, especificamente para o projeto e foram feitos testes prévios de cor e de compatibilidade das tintas. Com detalhes e pormenores extremos, pintados à mão, estes azulejos foram cuidadosamente preparados em duas cozeduras no forno, com temperaturas que chegam a atingir os 1000ºC, traduzindo-se num trabalho de 8 semanas para que a obra estivesse completamente finalizada.

Na ilustração de João Lemos, é possível identificar vários traços que desvendam algumas pistas sobre o enredo da série “Loki”, bem como algumas referências à cidade de Lisboa. Ao centro lê-se “A História Dele Trouxe-o Até Aqui”, numa clara alusão aos acontecimentos que marcam o passado de Loki e o trazem a esta nova série. Todo o painel tem uma assinatura distintiva, sendo que tanto a criatividade como os materiais foram desenvolvidos especificamente para este projeto.

É possível visitar Loki, nesta obra única em painel de azulejo português a partir do dia 9 de junho, no centro de Lisboa – no metro do Marquês de Pombal.

De salientar que “Loki” está disponível em exclusivo no Disney+ a partir de dia 9 de junho.

“Loki” apresenta o Deus da Mentira, que na nova série que acontece após os eventos de “Vingadores: Endgame” sai da sombra do seu irmão. Tom Hiddleston regressa como personagem principal, acompanhado por Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Sophia Di Martino, Wunmi Mosaku e Richard E. Grant. Kate Herron é a realizadora de “Loki” que conta com Michael Waldron como argumentista principal.

aNOTÍCIA.pt