“Loki” da Marvel Studios imortalizado em painel de azulejo português

João Lemos desenhou “Loki” e a fábrica de cerâmica Viúva Lamego produziu um painel de azulejo português único no mundo

Loki em painel de azulejo português
“Loki” da Marvel Studios imortalizado em painel de azulejo português - ®DR

No âmbito da tão aguardada estreia da série “Loki” da Marvel Studios, no Disney+, a 9 de junho, a The Walt Disney Company Portugal desafiou o artista português João Lemos e a conceituada fábrica de cerâmica Viúva Lamego, para a produção de um painel de azulejo português único no mundo. Assim, celebra-se, pela primeira vez, uma união entre o mundo da Marvel com a tradição da cultura Portuguesa, através da arte do azulejo.

O desenho desta obra exclusiva é da autoria do artista João Lemos, com produção da reconhecida fábrica de cerâmica Viúva Lamego – uma das mais antigas e conceituadas fábricas de cerâmica nacionais que trabalha o azulejo português de forma única e artesanal – e a implementação a cargo da agência NOSSA. O projeto inédito, parte assim de um conceito artístico moderno perpetuando-o através de métodos antigos num suporte que imortaliza a personagem central da série – Loki – usando a mesma arte com que durante séculos imortalizámos as maiores figuras do nosso país.

Com uma dimensão de 15 metros quadrados, o painel é composto por 735 azulejos, cada um deles preparado de forma tradicional. As tintas utilizadas foram desenvolvidas internamente pela Viúva Lamego, especificamente para o projeto e foram feitos testes prévios de cor e de compatibilidade das tintas. Com detalhes e pormenores extremos, pintados à mão, estes azulejos foram cuidadosamente preparados em duas cozeduras no forno, com temperaturas que chegam a atingir os 1000ºC, traduzindo-se num trabalho de 8 semanas para que a obra estivesse completamente finalizada.

Na ilustração de João Lemos, é possível identificar vários traços que desvendam algumas pistas sobre o enredo da série “Loki”, bem como algumas referências à cidade de Lisboa. Ao centro lê-se “A História Dele Trouxe-o Até Aqui”, numa clara alusão aos acontecimentos que marcam o passado de Loki e o trazem a esta nova série. Todo o painel tem uma assinatura distintiva, sendo que tanto a criatividade como os materiais foram desenvolvidos especificamente para este projeto.

É possível visitar Loki, nesta obra única em painel de azulejo português a partir do dia 9 de junho, no centro de Lisboa – no metro do Marquês de Pombal.

De salientar que “Loki” está disponível em exclusivo no Disney+ a partir de dia 9 de junho.

“Loki” apresenta o Deus da Mentira, que na nova série que acontece após os eventos de “Vingadores: Endgame” sai da sombra do seu irmão. Tom Hiddleston regressa como personagem principal, acompanhado por Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Sophia Di Martino, Wunmi Mosaku e Richard E. Grant. Kate Herron é a realizadora de “Loki” que conta com Michael Waldron como argumentista principal.

aNOTÍCIA.pt