Cascais avança para a instalação de CCTV no concelho

Cascais avança para a implementação do CCTV com a instalação de 351 câmaras de videovigilância em todo o Concelho

CCTV no concelho Cascais
Cascais avança para a instalação de CCTV no concelho - ®DR

O Município de Cascais lançou as bases para a implementação de um sistema de videovigilância no espaço público (CCTV) do concelho que ficará reservado às forças de segurança. O acordo assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e pelos Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e Comando Territorial de Lisboa da GNR. 

Com a instalação de um sistema de CCTV no território dentro de dois anos, a Câmara Municipal de Cascais pretende garantir a segurança de pessoas e bens, públicos ou privados, e prevenir a prática de crimes em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência. 

O CCTV permite ainda a prevenção da criminalidade violenta e grave, tendo um efeito dissuasor na prática de determinados ilícitos criminais e condutas antissociais, possibilitando uma melhor capacidade de resposta e a identificação e subsequente apuramento de responsabilidades criminais de possíveis suspeitos recorrendo às imagens gravadas. 

A ideia é melhorar o sentimento de segurança por parte da população, antecipar eventuais ameaças, detetando precocemente indicadores da concretização de uma ação hostil, e monitorizar locais de maior fluxo e concentração de pessoas. 

Todos os locais para a instalação das câmaras de videovigilância foram alvo de estudo e escolha por parte das áreas de informação da PSP e da GNR atendendo a um conjunto de fatores relacionados com histórico de ocorrências, índices criminais, concentração de multidões ou circuitos de passagem. 

O visionamento de videovigilância em espaço público ficará reservado à PSP e GNR e será efetuado 24/dia, 365/dias, no futuro Centro de Controlo de Cascais (C3) que irá albergar as áreas da Segurança, Proteção Civil e Information TechnologyDotado com uma sala de comando e uma sala de crise, contará com as mais modernas tecnologias para assegurar alta resiliência dos meios de alarmística e comunicações no caso de uma catástrofe. 

Independentemente de o visionamento ser efetuado no futuro C3, PSP e GNR terão acesso a todo o visionamento no Comando Metropolitano de Lisboa (PSP) e Comando Territorial de Lisboa (GNR). 

O sistema de CCTV contará com um total de 351 câmaras de videovigilância no Concelho de Cascais, instaladas nas seguintes freguesias:

  • Freguesia de Alcabideche – GNR – 37 Câmaras 
  • Antiga Freguesia de Cascais – PSP – 135 Câmaras 
  • Antiga Freguesia do Estoril – PSP – 47 Câmaras 
  • Antiga Freguesia da Parede – PSP – 51 Câmaras 
  • Antiga Freguesia de Carcavelos – PSP – 52 Câmaras 
  • Freguesia de São Domingos de Rana – PSP – 37 Câmaras 

aNOTÍCIA.pt