Mais uma noite de Santo António em casa, por determinação da pandemia

Hoje, nostálgicos, relembramos a noite de Santo António que estamos impedidos de viver, pelo segundo ano consecutivo, devido à Pandemia.

noite de Santo António
Mais uma noite de Santo António em casa, por determinação da pandemia - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - Imagem de arquivo

Pelo segundo ano consecutivo a noite de Santo António vai ser em casa. Oo tradicional desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade foi cancelado, assim como os casamentos de Santo António e os arraiais populares. A culpa, essa, cabe à Pandemia de Covid 19 que ainda não deu tréguas, e o distanciamento social assim como as máscaras, não se coadunarem com arraiais, bailaricos e desfiles tão típicos das festas de Santo António.

Resta-nos esperar por melhores dias e recordar os bons momentos vividos!

Tradicionalmente na noite de 12 de junho, em Lisboa, acontece o grande desfile das Marchas Populares, na Avenida da Liberdade. Todos os anos a Avenida se veste com as cores e a alegria dos bairros lisboetas.

Este ano à semelhança do ano passado a noite de Santo António será em casa. A Avenida, está quieta, apenas perturbada pelo trânsito que continua a circular normalmente como se de outra noite qualquer se tratasse.

Impõe-se a pergunta, por enquanto, sem resposta: Será que vamos ter marchas, arraiais e bailaricos, para 2022?

As marchas começaram como tradição assumida em 1932, apesar de já existirem desde o século XVIII, desde sempre, ligadas às Festas de Lisboa, e ao dia de Santo António. 

Em 1970, as marchas foram praticamente extintas, por serem associadas ao Estado Novo, mas em 1980 regressaram com os desfiles na Avenida da Liberdade, por onde têm passado todos os anos desde então, exceto em 2020 e 2021 devido à pandemia por coronavírus.

O grande desfile anual das Marchas Populares, que acontece, tradicionalmente na véspera do dia 13 de junho, pela Avenida da Liberdade é um espetáculo de cor e alegria.

O que é mostrado pela marcha de cada bairro, é inspirado nas características de cada um! As cores, o traje, a coreografia e a marcha! Cada bairro tem a sua música que acompanha a marcha, e todos os anos há uma música nova para aprender. Uma tradição tão bairrista que todos se empenham em saber cantar.

Cada bairro compete em várias categorias: melhor coreografia, melhor cenografia, melhor outfit, melhor letra e musicalidade, melhor composição, pontuação dada, em desfiles que ocorrem habitualmente no Altice Arena. Por fim o ponto alto:  o desfile na Avenida da Liberdade …. adiado para 2022!

aNOTÍCIA.pt