Força Aérea realiza resgate médico em alto mar nos Açores

Resgate de tripulante filipino em alto mar dos Açores envolve avião C-295 e um helicóptero EH-101 da Força Aérea, para além de outros meios

resgate em alto mar nos Açores
Força Aérea realiza resgate médico em alto mar nos Açores - ®DR

A Força Aérea procedeu hoje a resgate de tripulante filipino em alto mar nos Açores. A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR), coordenou, desde as 10h24 (horas locais) de hoje, dia 11 de junho, o resgate, em alto mar,  de um tripulante masculino de 39 anos, de nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio mercante “BULK POLAND”, com bandeira de Singapura, a navegar a cerca de 241 milhas náuticas (446 quilómetros) a noroeste da Ilha Terceira, Açores.

O tripulante apresentava isquemia aguda do membro inferior direito e dor torácica, a necessitar de cuidados médicos imediatos. 

O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 18h15 (horas locais) do dia 11 de junho. O doente foi posteriormente transferido para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, CODU-MAR, um avião C-295 e um helicóptero EH-101 da FAP e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Artigos relacionados:

Marinha coordena resgate de quatro cidadãos polacos de veleiro sinistrado

Resgate de velejador solitário a bordo de balsa salva-vidas ao largo do Porto Santo

Resgate de tripulante britânico ao largo da Figueira da Foz

Resgate de pescador ferido a cerca de 500 quilómetros da Ilha Terceira