Resgate de tripulante britânico ao largo da Figueira da Foz

A Marinha coordenou hoje resgate de tripulante britânico ao largo da Figueira da Foz que apresentava indícios de ataque cardíaco.

Resgate de tripulante ao largo da Figueira da Foz
Resgate de tripulante britânico ao largo da Figueira da Foz - ®DR

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, durante o dia de hoje, 06 de março, o resgate de um tripulante do navio lança-cabos Maersk Connector, de bandeira dinamarquesa, a navegar ao largo, cerca de 50 milhas náuticas (aproximadamente 90 km), da Figueira da Foz, que apresentava indícios de ataque cardíaco.

O MRCC Lisboa foi contactado pelo navio Maersk Connector, cerca das 10h50, a informar que um tripulante, de 47 anos de idade e nacionalidade britânica, apresentava dores fortes no peito e necessitava de ajuda médica, tendo, através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), sido avaliado que os sintomas representavam indícios de um ataque cardíaco.

O navio foi divergido em direção ao porto da Figueira da Foz, por forma a efetuar-se o resgate por via marítima, tendo o MRCC coordenado com o Capitão do Porto da Figueira da Foz e o INEM o emprego de meios de socorro.

A Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, através da embarcação Rainha D. Amélia, efetuou o resgate do tripulante quando o navio Maersk Connector se encontrava a cerca de 25 milhas náuticas (cerca de 55 km) da Figueira da Foz, procedendo ao transbordo e transporte da vítima para o porto da Figueira da Foz, onde aguardava uma ambulância do INEM que posteriormente a transportou para uma unidade hospitalar.

 

Artigos relacionados com “Resgate de tripulante britânico ao largo da Figueira da Foz”:

Resgate de pescador ferido a cerca de 500 quilómetros da Ilha Terceira

Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa