Euro 2020: Portugal está nos oitavos de final

Portugal empatou a duas bolas com a França, e garantiu a passagem aos oitavos de final do Euro 2020, onde irá defrontará a Bélgica

Portugal nos oitavos de final
Euro 2020 : Portugal está nos oitavos de final - ®DR/UEFA/Angel Martinez

Portugal defrontou esta noite a França e conquistou a passagem aos oitavos de final do Euro 202. O campeão da Europa e o campeão do mundo, empataram a duas bola. Os golos de Portugal foram apontados por Cristiano Ronaldo, na sequência de duas grandes penalidades e os de França foram marcados por Benzema, um deles também na conversão de uma grande penalidade.

Portugal entrou decidido a mandar no jogo e João Moutinho assumiu a construção de jogo enquanto Renato Sanches surgia um pouco por todo o lado, defendendo à esquerda de Danilo, que controlava Griezmann.

A França começou a pressionar e Mbappé num arranque rápido rematou à baliza portuguesa, mas Rui Patrício atento defendeu. Aos vinte minutos de jogo, nenhuma das seleções parecia disposta a arriscar demasiado.

Portugal ganha um penalti, na sequência de um livre lateral, em que Lloris ao saltar sobre Danilo, golpeia a cabeça do médio defensivo. O arbitro não hesitou e apontou para a marca de grande penalidade, mostrando o cartão amarelo ao guarda-redes francês. Cristiano Ronaldo assumiu a marcação e sem hesitar, meteu a bola no fundo da baliza francesa. Estava feito o 1-0 para Portugal aos 31′.

Com este golo, os franceses exaltaram-se e Hernández e Griezmann viram o cartão amarelo e Kimpembe esteve perto de também ficar amarelado, já em cima do intervalo, após entrada sobre Cristiano Ronaldo.

Mbappé, mais uma vez a escapar à defesa, entrou na área e caiu após um choque com Nélson Semedo. Mais uma vez o arbitro apontou para o castigo máximo e Benzema não desperdiçou e e restabeleceu a igualdade na partida.

Já nos descontos, Mbappé, ainda pediu outro penálti por ter caído sozinho no interior da grande área portuguesa, mas sem resultados práticos.

Final da primeira parte para Portugal, que esteve melhor em jogo durante grande parte do tempo. Para além do domínio de posse de bola, a Seleção Nacional não permitiu oportunidades à França à exceção do penalti.

A segunda parte começou bem para Portugal com uma arrancada de Renato Sanches e com Pepe a desarmar Mbappé. Mas Benzema desmarcou-se e à saída de Rui Patrício, rematou rasteiro para o segundo golo francês. A jogada foi sujeita ao VAR e o golo foi validado.

Ronaldo tentou um cruzamento pela esquerda, mas a bola bateu na mão de Koundé e Portugal ganhou mais uma grande penalidade. Mais uma vez Cristiano Ronaldo não falhou e fez o 2-2.  O 5º golo de CR7 que reforça o estatuto de melhor marcador do Euro 2020 e o golo 109 que iguala o iraniano Ali Daei como melhor marcador de sempre de seleções.

Aos 68’, Pogba obrigou Patrício a voar e Griezmann obrigou-o a levantar-se e a defender de novo. Duas grandes defesas de Rui Patrício, que deixaram a França à beira de um ataque de nervos.

Fernando Santos mexeu na equipa fazendo sair Bernardo Silva e Moutinho para as entradas de Bruno Fernandes e Rúben Neves. Nélson Semedo aterrou mal após um salto e foi obrigado a sair. Entrou Dalot para o seu lugar estreando-se na seleção portuguesa.

Entretanto, Deschamps tirava Tolisso e lançava Coman.

E chega a boa noticia. Termina o jogo em Munique entre a Alemanha e a Hungria, com um empate e Portugal está apurado para os oitavos de final, aconteça o que acontecer.

Portugal empata com a França e passa no terceiro lugar do grupo F. Nos oitavos vai jogar com a Bélgica. A equipa das quinas entrou mal na segunda parte, sofreu, mas novo penálti deu o empate a Portugal. A França ainda ameaçou, mas a igualdade perdurou e as equipas aceitaram esse resultado que, no fundo, acaba por ser justo. O grupo F acaba com a França no primeiro lugar, a Alemanha em segundo e Portugal em terceiro.

aNOTÍCIA.pt