Mauricio Moreira domina no quarto dia da Volta ao Alentejo

Ao quarto dia da da Volta ao Alentejo, Mauricio Moreira (Efapel) é o líder da geral e José Neves Fernandes (W52-FC Porto) o Rei da Montanha

Mauricio Moreira na Volta ao Alentejo
Mauricio Moreira domina no quarto dia da Volta ao Alentejo - ®DR

As Duas etapas do quarto dia da 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, tiveram como protagonistas Mauricio Moreira, natural do Uruguai, (Efapel) e José Neves Fernandes (W52-FC Porto) que encetaram uma luta particular que coloca o primeiro, como líder da geral e o segundo como Rei da Montanha, mas ainda a espreitar a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.

A expectativa deste dia estava centrada no contrarrelógio que habitualmente define a classificação geral. E a etapa da tarde, em Castelo de Vide, com 8,4 quilómetros  confirmou-o. A diferença entre primeiro e segundo passou a ser de três segundos, mas com a chegada a Évora da última etapa este domingo a ser tradicionalmente feita ao sprint, Mauricio Moreira está numa posição privilegiada para conquistar a “Alentejana”.

“É uma alegria e um orgulho [estar de amarelo], tanto para mim como para a equipa. Sabemos que é uma corrida muito importante para o calendário português. É uma corrida com muito nível e estar de amarelo e defender até ao último momento é um sonho tornado realidade”, salientou Moreira.

Duas Etapas, Duas Histórias

Durante a manhã, na quarta etapa, entre Monforte e Castelo de Vide (85 quilómetros), as três contagens de montanha foram atacadas por Moreira e Neves. Este último foi o mais forte em todas – Cabeço do Mouro, (segunda categoria), Monte Paleiros (terceira) e Senhora da Penha (terceira).

O campeão nacional é o virtual vencedor da Camisola Preta E-Redes. O duo foi apanhado pelo pelotão pouco antes da meta, mas Mauricio Moreira mostrou, desde logo, ao que vinha: ganhar. Foi segundo no sprint, atrás do alentejano Daniel Mestre (W52-FC Porto). O melhor do uruguaio veio da parte da tarde.

Rafael Silva (Antarte-Feirense) até vestiu de amarelo para o contrarrelógio, mas a Efapel e a W52-FC Porto tomaram conta das operações e chegaram a intercalar a liderança no percurso de Castelo de Vide. Fábio Costa (Efapel) primeiro e depois Jorge Magalhães (W52-FC Porto) tiveram o tempo mais rápido, até que José Neves assumiu que também procurava a vitória – tanto no contrarrelógio como na geral -, completando a distância em 12:15 minutos.

Contudo, Mauricio Moreira estragou a festa dos azuis neste dia da Volta ao Alentejo sendo um segundo mais rápido, o que lhe valeu a liderança com três de vantagem sobre o rival a faltar apenas uma etapa para terminar a competição.

Decisões na Praça do Giraldo

A tradicional chegada em Évora representa o final da Volta ao Alentejo. O dia vai começar a ganhar forma em Portalegre, quando o pelotão partir para os derradeiros 162,9 quilómetros.

A Efapel tem ainda Rafael Reis no pódio, com o português a ser terceiro no contrarrelógio, a sua especialidade, para assim ocupar o mesmo posto na geral, a 10 segundos do companheiro na Efapel, equipa que lidera coletivamente.

Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) perdeu a amarela logo na etapa matinal ao não resistir às três subidas. Porém, mantém a Camisola Verde Crédito Agrícola, símbolo da classificação dos pontos.

Na luta pelo Prémio da Juventude, o dia foi de Pedro Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) que vestiu a Camisola Branca FGil .pt, na quarta etapa, segurando-a depois no contrarrelógio.

Artigo relacionado:

Terceira etapa da Volta ao Alentejo termina ao sprint em Mora