Portugal está fora do Euro 2020

Portugal perdeu esta noite com a Bélgica, por um 1-0 e ficou fora do Euro 2020.

Portugal fora do Euro 2020
Portugal está fora do Euro 2020 - ®DR/UEFA/Thanassis Stavrakis

Embora Portugal tenha feito um grande jogo, principalmente durante a segunda parte, valeu o golo de Thorgan Hazard, para a Bélgica colocar Portugal fora do Euro 2020.

Com muitos portugueses nas bancadas do Estádio La Caturra em Sevilha, foi logo aos seis minutos que Portugal teve a primeira grande oportunidade. Contra-ataque com Renato Sanches a pressionar e a lançar Diogo Jota, que rematou de pé esquerdo, mas a bola sai ao lado da baliza de Courtois.

Responde a Bélgica, mas Eden Hazard atira muito por cima. Eden Hazard e Kevin de Bruyne, tentam sistematicamente desmobilizar a defesa portuguesa, que acaba por recuar no terreno, trocando a bola, no intuito talvez de desgastar o adversário.

Aos 24 minutos, Diogo Jota conquistou um livre direto sobre a meia-direita e Cristiano Ronaldo, na conversão, obrigou Courtois a ir ao chão. Na recarga, João Palhinha cabeceou, mas a bola chegou tranquilamente às mãos do guarda-redes belga!

Aos 34 minutos, Portugal tinha 52% de posse de bola e cinco remates à baliza Portugal contra dois da Bélgica.

A Belgica continuava a pressionar e Lukaku ganhou espaço e conseguiu segurar a bola tempo suficiente para ver Thorgan Hazard aparecer descaído sobre a esquerda. Hazard rematou de longe, obrigando a bola a curvar, enganando Rui Patrício. Estava feito o primeiro golo da partida e era da Bélgica.

Ao intervalo os belgas estavam a vencer por 1-0. Contudo ainda está tudo em aberto no caminho para os ‘quartos’ do Campeonato da Europa.

No regresso dos balneários, as equipas mantinham a mesma formação, mas Roberto Martínez foi mesmo forçado a mexer na equipa: De Bruyne saiu lesionado, depois de um confronto com Palhinha na primeira parte, e entrou Mertens.

Aos 50’, passe em profundidade para Lukaku, mas Rui Patrício antecipa-se e faz o corte.

Portugal está melhor na segunda parte tenta trocar a bola em busca de espaços na defesa belga. Diogo Dalot vê o cartão amarelo por falta sobre Hazard.

Na equipa portuguesa, duas substituições: saem Moutinho e Bernardo Silva, entram João Félix e Bruno Fernandes.

Poucos minutos depois Portugal voltou a criar perigo, com Diogo Jota a rematar por cima da baliza de Courtois. Aos 60′ voltou a haver perigo: Renato Sanches cruzou, João Félix cabeceou, mas com pouca força.

Mais uma mexida no onze português: entra André Silva para o lugar de Diogo Jota.

Portugal ganha um livre direto, na sequência de uma falta de Vermaelen, sobre João Félix. Cristiano Ronaldo remata contra a barreira.

Fernando Santos jogou as últimas cartas, com a saída de Palhinha e de Renato Sanches para fazer entrar Danilo e Sérgio Oliveira.

Aos 81′, quase se gritou golo: Rúben Dias apareceu sem oposição após um pontapé de canto e cabeceou à figura de Courtois. Nem dois minutos depois, mais do mesmo: o poste negava o golo a Raphael Guerreiro.

Portugal não desistia e até ao último minuto, não deitou a toalha ao chão. Mas hoje não era noite de Portugal. Vários remates à baliza belga, mas sem finalização concretizada.

Mas como diz a sabedoria popular, “o que não tem remédio, remediado está” e Portugal fora do Euro 2020

Artigo relacionado: 

Euro 2020: As finais não se jogam! ganham-se! Diz Fernando Santos em antevisão ao Bélgica – Portugal