Euro 2020 – Itália conquista lugar na final, nas grandes penalidades

A Itália está na final do Euro 2020, ao vencer esta terça-feira a Espanha, por 4-2, nas grandes penalidades, depois do 1-1 no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

Itália na final do Euro 2020
Euro 2020 - Itália conquista lugar na final, nas grandes penalidades - ®DR/UEFA/Alex MortonImages)

Decidido nas grandes penalidades, o jogo de apuramento para a final do Euro 2020, deu a vitória à Itália, que venceu a Espanha, por 4-2. A seleção transalpina fica agora à espera do jogo entre Inglaterra e Dinamarca para saber quem vai defrontar na final.

A primeira meia-final do Euro de 2020, começou logo aos primeiros minutos com a Itália, a assustar o guardião da baliza espanhola. Um remate de Barela, acerta no poste, depois de a bola ainda ter desviado num jogador espanhol. Contudo, foi depois assinalada posição irregular ao jogador italiano.

Aos 13’ foi a vez de Espanha criar uma situação de perigo, com Pedri a desmarcar Oyarzabal com um passe rasteiro, mas o avançado da Real Sociedad dominou mal a bola e o lance perdeu-se. A Espanha voltou à carga, depois de uma perda de bola de Barella, Ferrán Torres rematou rasteiro, mas a bola saiu ao lado.

A Itália voltou a atacar, quando Unai Simón saiu em falso, quase até fora da área. Insigne chegou primeiro, cruzou para Immobile, que, por sua vez, serviu Barella. No entanto, Busquets salvou os espanhóis ao desarmar o médio italiano na zona da meia-lua.

Os remates à baliza pareciam que eram à vez e aos 25’ a Espanha quase fez golo. Salvou o lance uma grande defesa de Donnarumma, após uma saída menos boa, do guarda-redes italiano.

Aos 45’ a Itália tornou a ameaçar a baliza espanhola, mas a bola voltou a bater no ferro.

Ao intervalo, mantém-se o 0-0 entre Itália e Espanha. A Roja domina claramente a posse de bola e teve uma grande oportunidade para marcar por Dani Olmo, aos 21′, mas o momento de maior perigo até foi da Itália, aos 45′, com Emerson a acertar na trave.

De volta ao relvado, as equipas esforçavam-se para resolver o jogo. Aos 50’ grande corte de Di Lorenzo. Dani Olmo faz um cruzamento a partir do lado direito e Ferrán Torres apareceu por atrás do lateral italiano, que desvia a bola para canto. No minuto seguinte Sergio Busquets vê o cartão amarelo após cometer uma falta sobre Immobile.

E finalmente aos 60’ o marcador é inaugurado com um grande golo de Chiesa. A Itália em contra-ataque, vai pelo lado esquerdo e Chiesa, após entrar na área, encara Eric Garcia e remata forte. Está feito o 1-0 em Wembley.

Tal como na primeira parte, as oportunidades eram á vez e assim vinte minutos depois do golo da seleção italiana, surge o golo da Espanha. Morata fez uma tabela com Dani Olmo que fica isolado e remata rasteiro de pé esquerdo para o empate. 1-1 no marcador.

Sem alterações no placard, avizinhava-se o prolongamento. Aos 90+2’ a Espanha ainda pediu penálti por braço de Chiellini na área, mas Felix Brych mandou seguir.

Terminou o tempo regulamentar com as equipas empatadas a um golo e o jogo foi mesmo para prolongamento.

Durante a primeira parte do prolongamento, apenas uma jogada que podia ter dado golo. Dani Olmo bateu um livre rasteiro forte, mas Donnarumma defende para a frente, Morata insiste na sobra e Chiellini corta contra Busquets, que vê, a bola a rasar o poste.

Já na segunda parte do prolongamento, marca a Itália, mas o golo é anulado por fora de jogo. Berardi estava em posição irregular quando recebeu a bola.

Termina o prolongamento e o resultado mantém-se no 1-1. A Espanha teve muito mais bola, enquanto a Itália procurou surpreender em ataques rápidos.

A solução é o desempate por penaltis. O primeiro finalista do Euro 2020 foi decidido nas grandes penalidades.

A formação transalpina bateu a Espanha no desempate por penáltis depois de um empate a um golo. Locatelli e Olmo falharam os primeiros penáltis das respetivas seleções. Depois, Morata passou de herói a vilão e também falhou. Jorginho concretizou o último penálti e colocou a Itália na final.

aNOTÍCIA.pt