Prémios “Craft & Food” promovem oferta turística mais sustentável no Algarve

Os Prémios “Algarve Craft & Food” têm como objetivo potenciar a oferta de turismo cultural e criativo, através da valorização das especificidades únicas do destino.

Algarve Craft & Food
Prémios “Craft & Food” promovem oferta turística mais sustentável no Algarve - ®DR

As candidaturas aos Prémios “Algarve Craft & Food”, que vão distinguir os melhores produtos de artesanato, gastronomia e programas turísticos criados no âmbito do projeto com a mesma designação, decorrem até 30 de dezembro. O objetivo é potenciar a oferta de turismo cultural e criativo, através da valorização das especificidades únicas do destino, nomeadamente, tradições, costumes, património e produtos alimentares locais.

Esta iniciativa, que tem um prémio pecuniário de 15 mil euros distribuído equitativamente pelos vencedores das três categorias a concurso, é aberta a produtores, artesãos, designers, chefes de cozinha e agentes turísticos da região, com adesão prévia ao projeto “Algarve Craft & Food”, bem como a meios e/ou profissionais de comunicação social, nacionais e estrangeiros.

Assim, no âmbito da participação dos candidatos nas respetivas atividades do projeto “Algarve Craft & Food”, a organização vai avaliar e distinguir o melhor trabalho resultante de uma residência criativa; o melhor programa ou experiência de turismo criativo; e o melhor artigo ou reportagem editorial sobre a temática do turismo criativo e indústrias culturais e criativas.

Desenvolvido pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Tertúlia Algarvia e a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, o “Algarve Craft & Food” foi lançado em fevereiro de 2020. Trata-se de um projeto estratégico para a região, pois pretende criar e promover experiências turísticas diferenciadoras, de cariz sustentável, sobretudo em locais tradicionalmente com menor afluência, como as zonas rurais e o interior algarvio. Ao apoiar a preservação e a revitalização de práticas e costumes tradicionais, pretende também contribuir para aumentar as fontes de rendimento de artesãos e dos produtores alimentares locais.

A criação dos Prémios “Algarve Craft & Food” surge no contexto deste projeto, que inclui um vasto conjunto de atividades, como a realização de residências criativas e workshops técnicos para artesãos, designers, produtores agroalimentares locais e chefs de cozinha; laboratórios criativos de gastronomia tradicional algarvia; um seminário sobre internacionalização de artesanato e produtos alimentares locais; ou ações de capacitação.

Toda a informação sobre o “Algarve Craft & Food”, projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve/ FEDER, bem como as condições de participação nos Prémios, encontram-se disponíveis em https://algarvecraftandfood.pt/

aNOTÍCIA.pt