Linhares da Beira recria lenda de Dona Lopa

"Dona Lopa e o Segredo Revelado" é o mote da Aldeia Histórica de Linhares da Beira para receber o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa"

lenda de Dona Lopa em Linhares da Beira
Linhares da Beira recria lenda de Dona Lopa - ®DR

A lenda “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, serve de mote para uma viagem pelos mitos e lendas que povoam o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, e também pela sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições.

Para além de mitos e tradições, haverá um programa repleto de diversão, para miúdos e graúdos, uma mostra de produtos endógenos, uma visita orientada interativa, uma oficina gastronómica de produtos locais e um concerto do músico português Moullinex, que terá como cenário o magnífico castelo da aldeia.

Com a lenda de “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, celebra-se não só um dos mil e um tesouros de Linhares da Beira que são os seus mitos e lendas, mas também um vasto e riquíssimo património imaterial. Assim, está criada uma oportunidade única para descobrir, em todo o seu esplendor, a magia e o encanto da Aldeia Histórica de Linhares da Beira.

O evento que se realizará dia 31 de julho (sábado), devido à pandemia, terá participação limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento da Aldeia Histórica de Linhares da Beira é necessário contactar o Posto de Turismo de Linhares da Beira, através do número 271 776 307 ou o e-mail turismo@cm-celoricodabeira.pt ou as Aldeias Históricas de Portugal, junto do número 275 913 395 ou do e-mail inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

Este evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Celorico da Beira, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

 

Programa do evento e limite de participantes

16h30 – 18h30 – Mostra de produtos endógenos
Local: estabelecimentos da Aldeia Histórica de Linhares da Beira
Loja de produtos Ti’ Amélia
Restaurante Cova da Loba
Centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Linhares da Beira

18h30 – Oficina gastronómica de produtos locais
Local: Jardim do Hotel Rural do Inatel de Linhares da Beira
40 pax máx

19h30 – Visita orientada interativa
Local: Largo do Castelo de Linhares da Beira
50 pax máx

21h30 – Concerto “Moullinex”
Local: Castelo de Linhares da Beira
80 pax máx

aNOTÍCIA.pt