90 concelhos com recolher obrigatório. “Situação continua a degradar-se”

Medidas mais restritivas, tais como o recolher obrigatório, para os agora 90 concelhos em risco elevado ou muito elevado para a COVID-19

concelhos com recolher obrigatório
90 concelhos com recolher obrigatório. “Situação continua a degradar-se” - ®DR/CM15/7

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, anunciou esta quinta-feira, na conferência de imprensa que se realizou após o Concelho de Ministros, que o número concelhos em risco elevado ou muito elevado para a COVID-19 subiu para 90, confirmando que estes concelhos mantêm as medidas mais restritivas, tais como o recolher obrigatório entre as 23h e as 05h00, e a exigência de certificado de vacinação ou teste negativo para acesso a estabelecimentos de restauração, referindo ainda que o pico de contágio já deverá ter sido atingido.

No entanto, o Governo decidiu não criar novas regras sanitária, para já, embora a situação epidemiológica se continue a degradar. Em vez disso, vai esperar pelos resultados da reunião com os especialistas, que irá acontecer no próximo dia 27, no auditório do Infarmed.

Risco muito elevado

concelhos com recolher obrigatório
90 concelhos com recolher obrigatório – ®DR

Esta semana, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Benavente, Elvas, Ílhavo, Lagoa, Matosinhos, Oliveira do Bairro, Palmela, Peniche, Portimão, Setúbal, Sines, Vila Nova de Gaia e Viseu, passaram a integrar a lista de concelhos em risco muito elevado.

Nestes concelhos, as regras continuam a manter-se, com a obrigatoriedade do teletrabalho, sempre que as funções assim o permitam e a possibilidade de os restaurantes funcionarem até às 22h30 com a particularidade de que, às sextas-feiras a partir das 19h e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento, o acesso ao interior dos restaurantes obriga a apresentação de certificado digital ou teste negativo.

Os espetáculos culturais terão de terminar até às 22h30, casamentos e batizados com 25% da lotação, comércio a retalho não alimentar até às 21h durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados, são outras das regras restritivas.

Recorde-se que todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) estão sob risco muito elevado de incidência de covid-19.

 

Risco elevado

recolher obrigatório
90 concelhos com recolher obrigatório – ®DR

Já, Alcobaça, Alenquer, Arouca, Arraiolos, Azambuja, Barcelos, Batalha, Bombarral, Braga, Cantanhede, Cartaxo, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Espinho, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Óbidos, Paredes, Paredes de Coura, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Santiago do Cacém, Tavira, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão e Vila Real de Santo António, passam a estar incluídos nos concelhos em risco elevado.

Nos concelhos de risco elevado, o teletrabalho também é obrigatório e o funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 com apresentação, às sextas-feiras a partir das 19h e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento, de certificado digital ou teste negativo.

Os espetáculos culturais terão de terminar até às 22h30, casamentos e batizados com 50% da lotação e o comércio a retalho alimentar e não alimentar poderão funcionar até às 21h

Os espetáculos culturais até às 22h30; casamentos e batizados com 50% da lotação; e possibilidade de funcionamento do comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00.

Em alerta

Concelhos em Alerta
Concelhos em Alerta – ®DR

Em situação de alerta, há 30 municípios, por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional.

São eles: Águeda, Alcoutim, Aljustrel, Amarante, Anadia, Cadaval, Caldas da Rainha, Castelo de Paiva, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Guarda, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Velho, Murtosa, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Serpa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela.

Caso pretenda ver na integra o Comunicado do Conselho de Ministros de hoje, poderá fazê-lo aqui.

 

Fonte: Conselho de Ministros, 15 de Julho 

aNOTÍCIA.pt