Jogos Olímpicos:Jorge Fonseca conquista a 25.ª medalha para Portugal, a terceira no judo

O judoca português, Jorge Fonseca conquistou, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 a 25.ª medalha olímpica para Portugal e a terceira para o Judo.

Jorge Fonseca com medalha nos Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos:Jorge Fonseca conquista a 25.ª medalha para Portugal, a terceira no judo - ®DR

Jorge Fonseca conquistou esta quinta-feira, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 a medalha de bronze nos -100 kgs do Judo. Esta foi a 25.ª medalha olímpica para Portugal e terceira para o Judo, depois da conquistada por Nuno Delgado em Sydney 2000 e por Telma Monteiro no Rio 2016.

“Foi um dia épico, mas esta não era a medalha que eu queria, não foi por ela que trabalhei durante cinco anos, queria o ouro”, referiu mais do que uma vez, Jorge Fonseca, o novo medalhado olímpico português no Nippon Budokan, a mítica casa do Judo mundial.

Também o seu treinador, Pedro Soares, afirmou que “Estamos contentes, mas não estamos satisfeitos.” O foco de ambos está agora em Paris 2024, e só já faltam três anos.”

Ambicioso e focado, Jorge Fonseca aponta os próximos objetivos, não perdendo a boa disposição que o caracteriza: “Vou lutar para fazer a festa em Paris. E vou montar também uma festa no Marquês de Pombal, para festejarmos todos juntos.”

Num dia extremamente emotivo, o bicampeão do mundo em -100 kg impôs-se ao canadiano Shady Elnahas, por waza-ari, no combate pela primeira presença nacional do pódio na capital nipónica, depois de ter sido arredado da final pelo sul-coreano Cho Guham.

“Fiz certo tudo o que tinha para fazer, mas, infelizmente a cãibra não me ajudou naquele momento da meia-final. Trabalhei imenso e agora o meu sonho é ser Campeão Olímpico, vai ser em Paris. Isto são os Jogos Olímpicos, aqui todos são fortes”, concluiu Jorge Fonseca.

Para Jorge Fonseca, o português nascido em São Tomé e Príncipe, a medalha de bronze nestes Jogos Olímpicos, chegou na casa onde se anunciou como principal estrela da sua categoria de peso, dado que em 2019 venceu aqui o primeiro de dois Campeonatos do Mundo.

Jorge Fonseca com medalha nos Jogos Olímpicos
Jorge Fonseca
Medalha de Bronze -100KG – JUDO – ®DR

JUDO. Na categoria de -78kg, entrou em prova Patrícia Sampaio, com um primeiro combate vitorioso, frente à venezuelana Karen Leon, foi depois afastada da competição pela alemã Anna-Maria Wagner, campeã do mundo em título. “Treinei muito e vinha com estratégias montadas, mas acabou por não resultar aquilo que eu tentei”, confessou Patrícia após a eliminação. “Senti que ela realmente estava a ser superior, mas quando ataquei sentia que a ia conseguir projetar. Estou triste porque sabia que estava a treinar muito bem e sentia-me confiante. É o judo!”

NATAÇÃO. Tamila Holub foi a 25.ª classificada nas qualificações dos 800 metros livres, ao terminar a sua série com 8:40.04. A nadadora da Equipa Portugal estava inserida na segunda série das eliminatórias, que foi ganha pela canadiana Summer McIntosh. No total das quatro eliminatórias, a passagem à final fechou a 8:20.58 – a mais rápida de hoje foi a americana Kathleen Ledecky, com 8:15.67.

A Natação portuguesa volta a competir em Tóquio na prova de águas abertas, a 4 e 5 de agosto.

REMO. Pedro Fraga e Afonso Costa venceram a final C da competição olímpica de Remo, em LM2x, no Sea Forest Waterway de Tóquio 2020.

Com este resultado, a dupla de remadores da Equipa Portugal classificou-se no 13.º lugar final.

Pedro Fraga e Afonso Costa foram dominadores ao longo de toda a prova, sendo líderes em todos os pontos intermédios – 500, 1000 e 1500 -, terminando os 2000m de extensão com mais de sete segundos de vantagem (6:24.44) sobre os segundos classificados, os chilenos Abaroa-Sanhueza (6:31.97).

TIRO COM ARMAS DE CAÇA. João Paulo Azevedo terminou a competição olímpica de Tiro com Armas de Caça (Trap), em Tóquio 2020, no 20.º lugar final.

No segundo e último dia de qualificação para a final, o atirador da Equipa Portugal começou com uma série limpa de 25 pratos partidos, posicionando-se no 13.º lugar. A última série foi iniciada com uma falha no segundo prato, a que juntou outra mais à frente. Com um total de 120 pratos, em 125, e séries de 23+25+24+25+23, João Paulo Azevedo ficou em 20.º.

VELA. A dupla de 49er portuguesa, Jorge Lima e José Costa, terminou as regatas de quinta-feira na 10.ª posição da classificação geral, com um total de 50 pontos, 39 pontos “net”. Ao fim de seis regatas, a liderança está com a dupla britânica Dylan Fletcher e Stuart Bithell, que soma 32 pontos, 18 pontos “net”. Nas regatas de hoje, os velejadores da Equipa Portugal abriram com um 7.º lugar, mas foram desqualificados na segunda.

No segundo dia de regatas para a classe 470, Pedro e Diogo Costa ocupam o 15.º lugar da classificação geral. Com quatro regatas cumpridas, os portugueses pontuaram em 15.º e 14.º e acumulam 52 pontos, 37 pontos “net”. Os australianos Mathew Belcher e Will Ryan continuam na liderança, com 9 pontos (4 pontos “net”).

Carolina João subiu uma posição na classificação geral da competição de Laser Radial.

Na 7.ª regata, a velejadora da Equipa Portugal foi 26.ª classificada, tendo depois terminado em 31.º lugar a oitava. Quando faltam duas regatas para terminar a fase regular da competição, Carolina João ocupa a 33.ª posição da geral, com 230 pontos (194 pontos net). Na liderança continua a dinamarquesa Anne-Marie Rindom, com 38 pontos (25 net).

aNOTÍCIA.pt