Jogos Olímpicos: Dia grande para Equipa Portugal – Liliana Cá apurada para a final do disco e Jorge Lima e José Costa qualificados para a Medal Race

Liliana Cá apurada para a final do disco e a dupla Jorge Lima e José Costa, garantiram a qualificação para a Medal Race da competição olímpica de Vela, classe 49er.

Liliana Cá na final do disco
Jogos Olímpicos: Dia grande para Equipa Portugal - Liliana Cá apurada para a final do disco e Jorge Lima e José Costa qualificados para a Medal Race - ®DR

Liliana Cá é uma das doze atletas apuradas para a final olímpica do lançamento do disco, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, depois de ter conseguido a marca de 62.85, no grupo B do concurso de qualificação, o que lhe deu o 8.º lugar final entre as 31 participantes.

Também a dupla de velejadores, Jorge Lima e José Costa garantiram a qualificação para a Medal Race da competição olímpica de Vela, classe 49er, em Tóquio 2020.

Seja qual for a classificação que a embarcação de Jorge Lima e José Costa venha a obter na regata reservada aos dez melhores concorrentes, o diploma olímpico atribuído até ao 8.º lugar já está garantido.

Para além do destaque de Liliana Cá na final do lançamento do disco e de Jorge Lima e José Costa garantirem a qualificação para a Medal Race, o balanço dos portugueses no oitavo dia:

ATLETISMO. Liliana Cá está na final do lançamento do disco apesar de ter começado o concurso com 57.70 e fez nulo no terceiro ensaio, sendo sexta no grupo B. “É a minha primeira vez nos Jogos Olímpicos e confesso que fiquei um pouco nervosa ao entrar. Mas consegui controlar-me. Basta meter o primeiro lançamento, que o resto já é mais fácil. Agora, na final, espero passar para as oito primeiras e depois quero bater o recorde nacional [66.40]”, referiu a atual recordista.

Já Irina Rodrigues, que fez o melhor lançamento a 57.03, terminou o grupo A na 11.ª posição, o que equivaleu ao 25.º lugar global, ficando assim fora da final. A atleta da Equipa Portugal começou por anular o primeiro ensaio e fez 54.60 no segundo. “Os 57.03 não me deixam feliz, não foi para isto que treinei”, disse.

Só duas atletas conseguiram a qualificação direta, ao realizarem a marca de referência de 64 metros: a americana Valarie Allman (66.42) e a indiana Kamalpreet Kaur (64.00).

Nos 100 metros, Carlos Nascimento foi o representante da Equipa Portugal e na sua estreia em Jogos Olímpicos terminou a distância em 11.37 segundos, o que equivale ao 45.º lugar num total de 59 participantes.

Apesar de não ter alcançado o resultado que desejava, o atleta destaca os pontos positivos da sua estreia: “A prova não foi o que desejava, estava à espera de fazer uma melhor marca. Infelizmente, a minha partida dos blocos não foi o que eu esperava, logo aí comecei a perder e nestes eventos não há espaço para qualquer tipo de erro.

Saio muito realizado pelo concretizar de um sonho. Saio daqui um atleta mais experiente e já estou a pensar em Paris para fazer melhor”.

GINÁSTICA. Diogo Abreu foi 11.º classificado na prova de trampolim individual, no Ariake Gymnastics Center.

O ginasta da Equipa Portugal completou a primeira série da qualificação sem erros e uma nota de 52.135 pontos, que o colocava nos lugares de acesso à final. No entanto, uma falha na sequência de saltos da segunda série não permitiu pontuar mais do que 41.285 pontos. O somatório de 93.420 colocou o ginasta no 11.º lugar, fora dos oito primeiros que disputaram as medalhas na série da final.

“A primeira série foi relativamente boa e a nota até foi boa, estava numa boa posição e confiante para a série 2”, confessou Diogo Abreu no final das qualificações. “Sabia que se fizesse uma boa série 2 tinha potencial de me apurar para a final. Comecei a série bastante bem, estava bastante centrado no trampolim mas infelizmente houve um salto que tecnicamente… alguma coisa correu mal e fez com que saísse do trampolim.”

Depois de 16.º classificado no Rio 2016 e 11.º em Tóquio 2020, o ginasta aponta ao futuro: “Tenciono continuar e tentar o apuramento [para Paris 2024]. Penso que posso continuar e se me mantiver assim tenho capacidades para me apurar”.

VELA. Jorge Lima e José Costa garantiram a qualificação para a Medal Race da competição olímpica de Vela, classe 49er, em Tóquio 2020.

Nas últimas regatas da fase regular, a dupla da Equipa Portugal classificou-se sucessivamente em 11.º, 4.º e 4.º lugares, o que a deixou na 6.ª posição da classificação geral, com 92 pontos (72 net).

Seja qual for a classificação que a embarcação de Jorge Lima e José Costa venha a obter na regata reservada aos dez melhores concorrentes, o diploma olímpico atribuído até ao 8.º lugar já está garantido. Mas a classificação pode até vir a ser bem melhor, dependendo do que acontecer na segunda-feira.

aNOTÍCIA.pt