FC Porto vence o Lyon no encerramento da pré-época

O FC Porto vence, no Estádio do Dragão, o Lyon, por 5-3 no jogo de apresentação do plantel portista para a nova temporada, o último de preparação antes da estreia na I Liga.

Porto vence o Lyon
FC Porto vence o Lyon no encerramento da pré-época - ©Flávio Alberto

Com as bancadas ainda vazias já que só a partir de amanhã está autorizado o regresso do público aos eventos desportivos, o FC Porto vence por 5-3 o Lyon. Os últimos minutos da partida foram emotivos com quatro golos feitos em quatro minutos. Três foram do FC Porto.

No Dragão o FC Porto entrou em grande com um primeiro lance ofensivo autoria de Luis Díaz a cruzar para a área, onde estava Francisco Conceição, mas com Anthony Lopes a defender.

Logo depois, na sequência de uma falta de Cornet sobre Nanu, o arbitro marca grande penalidade. Sérgio Oliveira chamado a marcar, inaugura marcador a favor do Porto.  Anthony Lopes ainda adivinhou o lado escolhido, mas não conseguiu evitar o golo.

O golo do Porto obrigou os franceses a acelerar o jogo, mas em cima da meia hora, Luis Díaz cruza da esquerda para Fábio Vieira que recebe e remata de primeira, para fazer um grande golo.

A equipa da casa, sentia-se agora mais confortável e ao baixar a guarda deram a hipótese ao Lyon para marcar. Aos 41’, Marcelo eleva-se na grande área portista, na sequência de um livre cobrado à esquerda, e cabeceia para o fundo da baliza à guarda de Diogo Costa.

Três minutos depois, mais uma situação de perigo para a baliza do Porto, com Toko Ekambi a subir na direita, a cruzar para Cherki no flanco oposto, que depois remata, mas com a bola a sair ao lado.

Ao intervalo o placard mostrava o resultado de 2-1 a favor da equipa da casa.

No regresso ao relvado Grujic e Manafá substituem Sérgio Oliveira e Zaidu na equipa do FC Porto, que passou a envergar o equipamento alternativo, composto por camisola, calções e meias azuis-escuras.

Na equipa francesa entraram L. Dubois, Jean Lucas, para os lugares de H. Keita e M. Gusto.

O Lyon, pressionava no sentido de dar a volta ao jogo e aos 52’, Aouar aproveita uma receção defeituosa de Mbemba perto da grande área para rematar, com o pé esquerdo, para defesa segura de Diogo Costa.

Dois minutos depois o Lyon, volta a marcar.  Ekambi encosta à boca da baliza na sequência de um lance bem construído pelo Lyon e onde a defesa portista passiva, não conseguiu reagir.

Sérgio Conceição reagiu ao empate e mexeu na equipa, fazendo cinco alterações de uma só vez. Entraram Marchesin, Pepe, Otávio, Toni Martínez e Taremi para os lugares de Diogo Costa, Mbemba, Fábio Vieira, Francisco Conceição e Evanilson.

Marchesín acabado de entrar, aparece rapidamente de entre os postes para travar um remate rasteiro de Ekambi.

Na equipa do Olympique Lyonnais entrou T. Kadewere em substituição de M. Cherki.

Aos 72’ Taremi lança Toni Martinez em profundidade e o avançado espanhol, após alguns metros de corrida, remata à malha lateral da baliza de Anthony Lopes

Mais mexidas na equipa do FC Porto. Desta vez, Marcano, Nanu, Luis Díaz e Grujic rendidos por Diogo Leite, João Mário, Pepê e Bruno Costa.

Na equipa do Lyon, Dembélé, Marcelo e Ekambi são substitudos por Slimani, Diomande e Barcola.

Grande reviravolta no jogo. Em quatro minutos, quatro golos!

Aos 79’, marca Pepe que aproveita um cruzamento milimétrico de Vitinha feito na área, após uma combinação com Otávio num pontapé de canto, e cabeceia para o fundo da baliza.

Em resposta imediata ao golo de Pepe, Slimani, após ganhar a frente a Diogo Leite na área, desvia para o fundo da baliza. Volta o jogo a estar empatado.

Dois minutos depois, o Porto volta a marcar por intermedio de Toni Martinez. Na sequência de um lance ofensivo, o avançado espanhol aproveitou um ressalto na área para rematar e colocar a bola na baliza do Lyon.

Sem deixar os franceses respirar, marca Taremi. O avançado portista tira a bola a um médio do Lyon e desfere um remate certeiro, à baliza da equipa francesa.

Termina o encontro e o FC Porto vence o Lyon, por 5-3, no jogo de apresentação do plantel portista para a nova temporada, o último de preparação antes da estreia na I Liga.

aNOTÍCIA.pt