Torneio de Armas a Cavalo e animação medieval no Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato

No âmbito do Programa Cultura em Rede vai ter lugar na zona exterior do Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato, a recriação histórica do "Torneio de Armas a Cavalo – Flor da Rosa Medieval".

Mosteiro de Flor da Rosa no Crato
Torneio de Armas a Cavalo e animação medieval no Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato - ®DR

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto, o Município do Crato organiza a recriação histórica do “Torneio de Armas a Cavalo – Flor da Rosa Medieval”, com um programa vasto integrado na “Cultura em Rede”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e cofinanciado por fundos europeus,  na zona exterior do Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato.

Esta iniciativa, com recriações teatrais de ambientes medievais pretende celebrar a relevância que o Mosteiro de Flor da Rosa teve e tem na história do nosso país assim como as personalidades ligadas à região, que marcaram profundamente o património e a cultura do concelho do Crato. Este tipo de eventos permite ainda ensinar história às gerações mais novas de forma lúdica e participada.

As festividades terão início na sexta-feira, dia 13 (pelas 18h00) com uma arruada de arautos e menestréis e terminará pelas 24h00 com a ronda dos aguazis. Já no sábado (dia 14), o programa terá início pelas 16h00 com formações ministradas pelos mesteirais no acampamento castrense. Durante o dia, várias recriações estão programadas: desde um torneio de armas a cavalo (20h00), passando por um teatro de fogo que antecederá o fecho diário. Para domingo, dia 15 de agosto, o cartaz disponibilizará atividades entre as 16 e as 22 horas. O Auto de abertura do arraial e cortejo régio abrirá as hostilidades, que se concluirão com a despedida de El-Rei dos amigos em Flor da Rosa, rumo à capital do reino. 

Do ponto de vista turístico, são três dias de eventos pensados para as famílias, que pretendem atrair visitantes que procuram o Alto Alentejo para um fim de semana ou para as suas férias, que, como sabemos, têm sido muito dirigidas para destinos alternativos ao Algarve e ao estrangeiro. O Crato, e toda a região do Alto-Alentejo tem condições de excelência e de segurança para acolher estes visitantes e proporcionar férias com interesse cultural, além de toda a oferta de património natural e gastronómico a ter em conta nestas escolhas”, refere Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.

Programa Completo

Sexta-feira, 13/08

18h – Arruada de arautos e menestréis anunciando as jornadas seguintes

19h – Auto de recebimento e ceia ao emissário régio pelo Prior Lourenço Esteves de Góis em substituição interina do Prior Álvaro Camelo

21h – Novas do Paço e do que mais foi dito sobre essa fazenda

22h – Agasalho de peregrinos e bênção contra os bruxedos noturnos

23h – Teatro de fogo pelos truões

24h – Ronda dos aguazis

Sábado, 14/08

16h – Oficinas de formação pelos mesteirais no acampamento castrense; Acolhimento e agasalho dos peregrinos de Santiago de Compostela

17h – Auto de abertura do arraial e cortejo pelo burgo

18h – O rapto das freiras e seu resgaste pela milícia; Bailias e folguedos nos terreiros do mercado

19h – As razões que levaram Gonçalo Vasques Coutinho a pedir o auxílio contra o Infante D. Diniz

20h – Torneio de armas a cavalo por essas mesmas razões

21h – Comeres e beberes de antanho com sabores tradicionais; O encontro de D. João com Álvaro Gonçalves Camelo

22h – Lembranças de Aljubarrota; As bailias sarracenas e mouriscas do reino do Garb

23h- Teatro de fogo: Uma taberna virada do avesso

24h – A roda dos aguazis

Domingo, 15/08

15h – Oficinas de formação pelos mesteirais no acampamento castrense

16h – Auto de abertura do arraial e cortejo régio e sua comitiva; Pede-se a bênção da Senhora das Neves e de S. Bento para o burgo.

17h – Novas do Paço: A reconciliação de D. João I com Álvaro Gonçalves Camelo

18h – As razões e métodos da estratégia militar que se titulam como fundamentais para a envergadura de um bom general

19h – Arraial de trovadores e segréis

20h – Torneio de armas a cavalo e adubamento de cavaleiros

21h – Novas do Paço: A fuga de Álvaro Gonçalves Camelo para Castela

22h – El-Rei despede-se dos amigos em Flor da Rosa, rumo à capital do reino. Encerram os festejos.

aNOTÍCIA.pt