Jogos Paralímpicos : Telmo Pinão conquista o primeiro diploma para Portugal

Telmo Pinão supera o record nacional que já lhe pertencia, fica em oitavo lugar e conquista o primeiro diploma de Portugal nos Jogos Paralímpicos

0
80
Telmo Pinão nos Jogos Paralímpicos
Jogos Paralímpicos : Telmo Pinão conquista o primeiro diploma para Portugal - ®DR

A segunda jornada desportiva dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, hoje, teve como grande destaque a conquista do primeiro diploma paralímpico para Portugal por Telmo Pinão. O ciclista português conquistou o 8º lugar nos 3000m Perseguição Individual C2 com o tempo de 4:03.192 minutos, tirando mais de quatro segundos ao recorde nacional que já lhe pertencia na prova realizada no Velódromo Izu que constituiu a estreia nacional de Telmo Pinão no Ciclismo de Pista em Jogos Paralímpicos. O campeão do mundo Ewoud Vromant, da Bélgica, foi desclassificado já após o término da prova por irregularidades na bicicleta.

Também no dia de hoje teve lugar a prova dos 100m bruços SB8 de natação de Diogo Cancela no Centro Aquático de Tóquio com o nadador de Miranda do Corvo a concluir a distância no 12.o lugar das eliminatórias em 1:19.30 minutos. A marca constitui novo recorde nacional ao melhorar o anterior máximo, também de Diogo Cancela, em mais de dois segundos.

David Grachat nos Jogos Paralímpicos
David Grachat – ®DR

De salientar que a participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 iniciou-se na madrugada de dia 25 de agosto, no Centro Aquático de Tóquio com a participação de David Grachat nos 400m livres S9. O nadador de 32 anos vice-campeão do mundo em 2017 competiu na segunda eliminatória da especialidade e terminou a classificação geral no 10.o lugar com a marca de 4:27.96 minutos.

Poucos minutos após a prova de David Grachat foi a vez de Susana Veiga entrar em ação na primeira eliminatória dos 50m livres S10. A nadadora de 21 anos concluiu o percurso em 29.61 segundos, novo record nacional da especialidade que lhe valeu o 12.o lugar da geral nestes Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. A nadadora de 21 anos estreante em Jogos Paralímpicos competiu nesta distância na classe S10, uma classe superior àquela em que está classificada, pelo facto de a prova de 50m livres em S9 não constar no calendário paralímpico.

Portugal prossegue a sua participação nos Jogos Paralímpico Tóquio 2020 no dia de amanhã, 27 de agosto, com as provas de natação de 100m costas S8 de Diogo Cancela (09h03 PT), 50m livres S11 de Marco Meneses (09h29 PT) e a estreia da Equestre, vertente de Paradressage, no teste individual grau I de Ana Mota Veiga (08h00 PT).

Artigo relacionado:

Oficialmente abertos os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020