Chakall leva gastronomia portuguesa à Expo Dubai 2020

O Pavilhão de Portugal, na Expo 2020 Dubai, que se irá realizar entre outubro deste ano e março de 2022, terá em destaque a gastronomia portuguesa, sob a batuta do Chef Chakall.

Chakall na Expo Dubai
Chakall leva gastronomia portuguesa à Expo Dubai 2020 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Dirigido pelo Chef Chakall O Restaurante do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai, irá abrir portas no dia 1 de outubro, a coincidir com a inauguração do certame, e terá como principal destaque o melhor da gastronomia portuguesa e dos vinhos nacionais.

Al-Lusitano foi o nome escolhido para a marca do projeto de restauração que reúne o Chef Chakall e o empresário e Executive Chairman da PLM Global (plm.pt), Pedro Rodrigues e que terá a sua primeira apresentação com a inauguração, a 1 de outubro, do restaurante do pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai.

A apresentação decorreu no El Bulo Social Club, em Lisboa, e contou com a presença de diversos parceiros, marcas e personalidades, entre as quais Eurico Brilhante, Secretário de Estado da Internacionalização; Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP e Comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai; e, Khalid Aljarman, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Portugal.

Respeitando os costumes gastronómicos dos Emirados Árabes Unidos, no Al-Lusitano, será possível provar iguarias de diferentes regiões, do Continente às Ilhas, desde os peixinhos da horta aos ovos com alheira (de aves), passando pelo mel, o queijo de cabra, o bacalhau, o polvo, o arroz de marisco, o azeite, as conservas, o famoso pastel de nata ou os ovos moles.

Chakall na Expo Dubai
Chakall na apresentação -©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Para o Chef Chakall “Portugal inteiro estará à mesa, de norte a sul e passando pelas ilhas, com os melhores produtos e as marcas que disseram ‘Presente!’ desde o primeiro momento. Para mim é uma honra poder representar desta forma o país. Aqui não se trata de ser o Chakall a representar Portugal no Dubai. Somos todos, é todo um país que estará representado e vamos todos juntos levar o nosso melhor para a Expo 2020 Dubai.”

Quanto aos vinhos, a carta desenhada terá mais de 200 referências, que também ambicionam ser representativas do que de melhor se produz nas diferentes regiões do País.

Todas estas propostas poderão ser provadas num espaço com 80 metros quadrados, onde não vão faltar elementos decorativos alusivos à cultura portuguesa, como os azulejos ou a calçada portuguesa. O restaurante contará ainda com 140m2 adicionais de uma deslumbrante esplanada.

Chakall, argentino de nascimento, fez questão de sublinhar que, “Ser português é mais que um passaporte ou cartão de cidadão, é um sentimento. E eu sinto-me português. Vibro e emociono-me quando ouço o hino nacional ou fado. Nada melhor que homenagear o país que me acolheu de braços abertos e do qual me sinto parte integrante através do que gosto de fazer: cozinhar.”

Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP e Comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, destacou o discurso patriótico do Chef Chakall acrescentando, entre diversos aspetos da participação de Portugal na Expo 2020 Dubai, que “as empresas, as marcas e as pessoas que abraçaram esta aventura de levar o melhor da portugalidade ao Dubai, e que reflete o espírito da participação de Portugal nesta exposição ‘um mundo num país’, um país que se destaca e distingue por ser um enorme viveiro de talento e que aposta na diversidade.”

Chakall na Expo Dubai
Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Por sua vez, o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante sublinhou que “a cultura une, junta as pessoas. Mais que um tema único, Portugal leva a imagem de um país aberto e mostra a força da sua diversidade. Nesse sentido, o Chef Chakall é um reflexo dessa diversidade, num mundo cada vez mais radical e polarizado. Temos chefs portugueses espalhados por todo o mundo. Produtos, marcas, pessoas que levam o ‘saber fazer’ para fora de portas.”

Eurico Brilhante, referiu ainda que “Acolhemos também muito talento e pessoas que nos acrescentam. Vamos chegar ao Dubai com esta ilustração de diversidade e de um talento enorme e vamos com a esperança de durante os meses que dura a exposição mundial transmitir diversos aspetos da nossa portugalidade e que perdure para lá da Expo 2020 Dubai.”

Já Pedro Rodrigues, Executive Chairman da PLM Global (plm.pt), atualmente a viver no Dubai, destacou e agradeceu a presença de todos “neste momento tão especial para mim e para todos os envolvidos, pelo seu alcance e significado. Por tudo aquilo que representa ao permitir-me que seja corresponsável por apresentar a nossa gastronomia e os nossos vinhos aos visitantes de todo o mundo no restaurante Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020. ‘Connecting minds, creating the future’: é esta a assinatura da exposição mundial que se avizinha e não poderia ser mais adequada para descrever também esta parceria tripartida representada pelo Al-Lusitano, uma ideia que começou a ser desenhada em 2020.”

O facto da PLM Global, empresa que Pedro Rodrigues lidera estar já instalada nos Emiratos e ter assegurado a coordenação e a segurança de eventos de grande dimensão, foi uma mais-valia. “Decidimos enfrentar o desafio e criar uma proposta de valor que leve o nível da gastronomia, e da arte de receber portuguesas, no seu expoente máximo” acrescentou o empresário.

No que respeita à gastronomia, e tendo em conta a dimensão e relevância da Expo 2020 Dubai, a opção recaiu numa lista alargada de produtos endógenos repartidos pelo território do Continente e Ilhas, demonstrando a diversidade e qualidade da alimentação tradicional portuguesa.

O menu proposto resulta de uma gastronomia mais tradicional que se baseia nos pratos típicos e icónicos de Portugal, primando pela utilização de produtos de excelência que revelem o verdadeiro sabor, autenticidade e carácter lusos.

Este restaurante no Pavilhão de Portugal será apenas o primeiro de vários restaurantes que a dupla constituída pelo Chef Chakall e o empresário Pedro Rodrigues pretendem abrir nos Emirados Árabes Unidos, sob a chancela e conceito Al-Lusitano. A intenção, é a de levar os sabores e saberes portugueses ao maior número de pessoas possível, através de uma marca assente na cultura e nas tradições lusas.

aNOTÍCIA.pt