O piloto italiano Dario Costa, de avião, passa por 2 túneis a 245 km/h e entra diretamente para o Guiness

Dario Costa num Zyvko Edge 540 modificado teve a proeza de passar por 2 túneis a 245 km/h e entra diretamente para o Guiness, voando literalmente baixinho.

Dario Costa no Guiness
O piloto italiano Dario Costa, de avião, passa por 2 túneis a 245 km/h e entra diretamente para o Guiness - ®DR/RBCP

Nunca ninguém havia pilotado um avião por um túnel até que o italiano Dario Costa passou por dois, perto de Istambul, a uma velocidade média de 245 km / h entrando diretamente para o Guiness.

Dario Costa no Guiness
Dario Costa flying through dual Catalca Tunnels in Istanbul, Turkey – ®DR/RBCP

Foi na madrugada de sábado, 4 de setembro, que Dario Costa, um piloto de corrida profissional e piloto acrobático, ligou seu avião de corrida Zivko Edge 540 especialmente modificado dentro de um dos túneis Çatalca duplos na auto estrada norte de Mármara, na Turquia e cometeu a proeza.

Dario Costa, que agora faz parte do Guiness, tem 41 anos e mais de duas décadas de experiência de voo. Já ultrapassou as  5.000 horas no ar, das quais, mais de metade em acrobacias aéreas. Dario Costa foi o primeiro italiano a conseguir uma vitória na classe Challenger do Red Bull Air Race. Mas o sonho de Costa era o “Tunnel Pass”, uma façanha exigente e complexa.

Dario Costa no Guiness
Dario Costa flying through dual Catalca Tunnels in Istanbul, Turkey – ®DR

“Eu nunca tinha voado num túnel na vida – nunca ninguém tinha feito isso”

Cercado de betão, Costa começou a proeza às 6h43, hora local, com o sol pelas costas, oferecendo ótimas condições para o sucesso. A margem era limitada e significava que ele tinha que manter o avião numa trajetória de voo acima do asfalto, ao mesmo tempo que tinha de gerir uma margem claustrofóbica de apenas cerca de quatro metros entre cada ponta de asa e as implacáveis paredes do túnel. As alterações no fluxo de ar, combinadas com a direção altamente sensível da aeronave, exigiram tempos de reação de menos de 250 milissegundos, já que Costa executava movimentos cirúrgicos de meros milímetros durante o voo.

Dario Costa
Dario Costa flying through dual Catalca Tunnels in Istanbul, Turkey -®DR

Um dos momentos mais críticos ocorreu quando o avião passou pela fenda de 360 m entre os túneis, o que expôs a aeronave leve a ventos laterais enquanto Costa se preparava para entrar na estreita abertura do segundo túnel.

“Tudo acontecia muito rapidamente, mas quando saí do primeiro túnel, o avião começou a mover-se para a direita por causa do vento cruzado e na minha cabeça tudo desacelerou naquele momento”, explicou Costa. “Eu reagi e apenas estava focado em colocar o avião de volta ao caminho certo para entrar no outro túnel. Então, em minha mente, tudo acelerou novamente.”

Enquanto Costa continuava, ele tinha uma média de 245 km / h e tentava gerir as mudanças na inclinação e forma do segundo túnel. Quando o avião de corrida saiu disparado do outro lado, o italiano fez um loop de comemoração antes de pousar.

Tudo estava a acontecer de forma tão rápida

Da descolagem à saída do segundo túnel, o voo percorreu uma distância de 2,26km. Em menos de 44 segundos, Costa havia estabelecido um recorde mundial certificado do Guinness e mais quatro recordes.

Dario Costa no Guiness
Dario Costa flying through dual Catalca Tunnels in Istanbul, Turkey – ®DR/RBCP

O voo Tunnel Pass foi reconhecido com o Recorde Mundial do Guinness para o Túnel Mais Longo Voado com um Avião (1.730m) e Costa recebeu o certificado oficial. Os outros quatro recordes notáveis ​​foram: primeiro vôo de avião por um túnel, vôo mais longo sob um obstáculo sólido, primeiro vôo de avião por dois túneis e a primeira decolagem efetuada em túnel.

Costa foi orientado pela lenda da aviação Péter Besenyei, da Hungria. Ao todo, o projeto Tunnel Pass exigiu a colaboração de uma equipe de 40 pessoas, tecnologia de treino especialmente desenvolvida e mais de um ano de preparação.

“Eu nunca tinha voado num túnel na minha vida – ninguém nunca tinha feito isso – então havia um enorme ponto de interrogação na minha cabeça se tudo sairia como esperávamos”, disse Costa. “Foi um grande alívio, claro, mas grande, grande felicidade foi a emoção principal. Para mim, é mais um sonho que se tornou realidade.”

aNOTÍCIA.pt