Jogo de qualificação para o Mundial 2022, entre o Brasil e a Argentina, suspenso aos seis minutos

O jogo de qualificação para o Mundial 2022, entre o Brasil e a Argentina, foi suspenso, em virtude da presença de quatro jogadores argentinos que violaram as normas de saúde publica, ditadas pela COVID-19.

Jogo Brasil e Argentina suspenso
Jogo de qualificação para o Mundial 2022, entre o Brasil e a Argentina, suspenso aos seis minutos - ®DR

O jogo entre o Brasil e a Argentina, que se desenrolava na Arena de Pernambuco, este domingo, e que contava para a qualificação para o Mundial de 2022, foi suspenso, depois de, aos seis minutos, a polícia acompanhada das autoridades sanitárias brasileiras entrarem em campo para retirar quatro jogadores argentinos que teriam violado as regras de saúde publica, ao falsificar o formulário de entrada no país, omitindo que nos últimos 14 dias estiveram em Inglaterra.

 

A situação nasceu do facto de a seleção argentina contar com quatro jogadores – Emiliano Martínez, Giovani Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendía – que de acordo com as autoridades brasileiras terão violado as normas sanitárias e dado mesmo informações falsas ao entrar no Brasil.

Os quatro futebolistas atuam no Reino Unido, onde estiveram há menos de 14 dias, algo que pelas regras sanitárias brasileiras os obrigaria a passar por um período de quarentena à chegada ao Brasil, mesmo tendo passado, entretanto por outros países, como foi o caso.

Apesar de a Conmebol ter dado luz verde para os quartos jogadores argentinos fazerem parte do onze para esta partida, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exigiu neste domingo ao meio-dia (hora local) que os quatro futebolistas regressassem de imediato para a Argentina.

Jogo Brasil e Argentina suspenso
Jogo de qualificação para o Mundial 2022, entre o Brasil e a Argentina, suspenso aos seis minutos – ®DR

Assim, elementos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa) entraram no relvado e interromperam o encontro com o objetivo de impedir que os quatro jogadores participassem na partida.

Já ao início da tarde, a Anvisa havia emitido um comunicado no qual apontava para um “risco sanitário grave”, tendo então orientado as autoridades de saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e deveriam ser impedidos de permanecer em território brasileiro.

A imprensa especializada considera o facto de o jogo entre o Brasil e Argentina ter sido suspenso um escândalo mundial.

aNOTÍCIA.pt