Jogos do Hélder – Divertimento para todas as idades

Os Jogos do Hélder prometem desafiar crianças, jovens, adultos e idosos, no próximo dia 11, no Centro Cultural e nas Piscinas Municipais do Entroncamento

Jogos do Hélder
Jogos do Hélder – Divertimento para todas as idades - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

É já no próximo dia 11 de setembro que os Jogos do Hélder, vão estar presentes no Entroncamento, para desafiar crianças, jovens, adultos e idosos, a divertirem-se, com jogos feitos de materiais tão simples como madeira ou corda, que usam apenas a energia mais acessível do mundo: a humana.

Esta iniciativa da Câmara Municipal do Entroncamento, é dirigida a todos os públicos, onde todos são desafiados a brincar, desde os mais pequenos, aos mais idosos. Estes jogos pretendem criar pontes intergeracionais e culturais, quebrando a monotonia e criando uma energia positiva e momentos de alegria.

A simplicidade e a naturalidade dos Jogos do Helder, levam a que o público facilmente se deixe envolver pelos vários desafios propostos e dispostos de forma a criarem um circuito desafiante. A diversão conquista miúdos e graúdos.  

Os Jogos do Hélder são máquinas diabólicas que fugiram do interior dos computadores e televisões e invadiram as ruas, escolas, lares e outros espaços.

Hélder Sucena é o homem que um dia decidiu começar a construir jogos em madeira, com cordas e bolas, que desafiam a nossa agilidade mental, destreza manual, equilíbrio e pontaria, para os conseguirmos vencer. Alguns são recriações de jogos da sua infância, outros inspirados em jogos de computador.

Preocupado com a sociedade que temos hoje, com o pouco tempo que os pais têm para dedicar aos filhos e aos seus idosos, Helder Sucena acredita que os seus projetos podem vir a ajudar as relações entre as famílias, criando um sentimento de identidade com a comunidade, conduzindo ao fortalecimento dos laços de solidariedade.

Jogos do Helder fazem parte da agenda do programa cultural em rede, Os Caminhos das Pessoas, cofinanciado pelo Programa Portugal 2020, através do FEDER, e que se realiza nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Com entrada livre os Jogos do Hélder, vão decorrer no dia 11 de setembro no exterior do Centro Cultural das 10h30m e as 12h30m e junto às Piscinas Municipais, entre as 18h00 e as 20h00, na cidade do Entroncamento.

aNOTÍCIA.pt