Chefs On Fire 2021; O festival mais premium do país está de volta à FIARTIL

“Chefs On Fire” volta a reunir o melhor da gastronomia e da música portuguesa, este fim-de-semana, na FIARTIL

Chefs On Fire
Chefs On Fire 2021; O festival mais premium do país está de volta à FIARTIL - ®DR

“Chefs On Fire”, o festival que junta alguns dos melhores Chefs nacionais, desafiando-os a cozinhar com fogo e ao som da melhor música portuguesa, está de regresso e desta feita serão dois dias na Feira Internacional de Artesanato do Estoril. 

Cascais volta a ser o cenário perfeito para uma homenagem à versatilidade da gastronomia, à resiliência do sector e ao reencontro, adotando todas as medidas de segurança. São 14 Chefs e 10 bandas, preparadas para proporcionar bons momentos a um máximo de 1500 pessoas por dia.

No primeiro dia de festival – 18 de Setembro – juntam-se os chefs Diogo Noronha (Foodriders), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), Hugo Candeias (The Artgate; Ofício), Marlene Vieira (Zunzum), Miguel Laffan (Hotel Torre de Palma), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão) e Telmo Moutinho (Padaria da Esquina), ao som de músicos como: Dino Santiago, Legendary Tiger Man, Benjamim, Noiserv e Miramar.

No domingo, dia 19 de Setembro os menus ficam a cargo dos chefs Alexandre Silva (Loco, Fogo), António Galapito (Prado), Carlos Afonso (O Frade), Diogo Lopes (Cura), Luís Gaspar (Sala de Corte), Michele Marques (Gadanha) e Vítor Adão (Plano), acompanhados pelos Clã, Manel Cruz, Samuel Úria, Rita Redshoes e Cais Sodré Funk Connection, a marcar a música deste último dia.

Responsabilidade Ambiental e Social

A juntar às preocupações ambientais, que fazem parte do leque de temáticas que norteiam as escolhas de produção do evento, o Chefs on Fire acolhe e respeita as recomendações de higiene e segurança por parte da DGS no que diz respeito ao combate à pandemia, tentando, sempre que possível, continuar a apostar em materiais naturais e sem plásticos.

Preservando a parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários do Estoril, este ano o apoio social reverte diretamente para o novo movimento criado pela própria associação -“Cozinha Solidária”. Os esforços dos bombeiros voluntários, perante a situação da região, focaram-se na preparação de 50 refeições diárias àqueles que carecem de mais apoio, sobretudo após a destruição de negócios familiares no Estoril – Cascais. A iniciativa é apoiada pela Junta de Freguesia de Cascais – Estoril, e por cada bilhete vendido, são revertidos 5€ para alimentar e apoiar este projeto.

Pão com Coração – projeto social do FoodLab presente no evento

Cascais estará representado no espaço pelo Foodlab, através do projeto Pão com Coração. O Pão com Coração é um projeto de empreendedorismo social da Câmara Municipal de Cascais, dinamizado pelo Cascais FoodLab e com o apoio de vários parceiros. Consiste numa padaria de aplicação, que funciona como um catalisador social que permite receber jovens provenientes das IPSS’s e de outras entidades, promover a sua inclusão social, acompanhá-los na inserção no mercado de trabalho e atuar como facilitador na sua vida ativa.

No evento, a Cercica, a ESTHE e o Foodlab estarão a produzir e a vender pão.

Saiba mais sobre o Cascais FoodLab: https://foodlab.cascais.pt/

aNOTÍCIA.pt