Resgate médico esta noite ao largo de Cascais

O MRCC Lisboa coordenou, esta noite, o resgate de tripulante de um navio com bandeira de Malta que navegava ao largo de Cascais

resgate ao largo de Cascais
Resgate médico esta noite ao largo de Cascais - ®DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou desde cerca das 18h00 da tarde de ontem, dia 19, ao largo de Cascais, uma ação de resgate médico de um tripulante do navio mercante PS LONDON, com bandeira de Malta, que apresentava fortes dores renais.

O navio encontrava-se a cerca de 25 milhas náuticas, cerca de 46 quilómetros, do Cabo da Roca quando informou, por telefone, o MRCC que um dos elementos de bordo, do sexo masculino, com 38 anos, natural da Geórgia, tinha fortes dores renais.

De imediato foi contactado o CODU MAR, que considerou a evacuação imediata por se tratar de uma cólica renal.

As indicações do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento foram no sentido de o navio se dirigir para a Baía de Cascais, onde foi empenhada a embarcação “SR27” da Estação de Salva-vidas de Cascais. Este resgate ao largo de Cascais veio a culminar com o transporte do indivíduo para a marina local, onde chegou às 23h05, tendo sido transportado para o Hospital de Cascais pelos Bombeiros locais.​

Sobre:

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

aNOTÍCIA.pt