Saisai Zheng vence o Portugal Ladies Open

A tenista chinesa Saisai Zheng ao vencer o Portugal Ladies Open, conquista o seu primeiro título profissional desde 2019 e coloca fim a um longo jejum

Saisai Zheng no Portugal Ladies Open
Saisai Zheng vence o Portugal Ladies Open - ®DR

Saisai Zheng pôs fim ao jejum de títulos que já durava há mais de dois anos ao triunfar no Portugal Ladies Open. Na final do mais importante torneio feminino que se realiza em Portugal, a tenista chinesa de 27 anos venceu Harmony Tan, em três sets repletos de emoção e que fizeram vibrar o público presente no Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha.

Um break a abrir o encontro sentenciou o set inicial a favor de Zheng (94.ª no ranking), apesar de a francesa ainda ter recuperado de 2-5. Mas a verdadeira surpresa foi o facto de Tan (129.ª) ter encontrado energias para ganhar a segunda partida, depois de, na véspera ter passado três horas no court para ultrapassar a brasileira Bia Haddad, em dois tie-breaks. A maior frescura, física e mental, de Saisai Zheng acabaram por prevalecer e ao fim de duas horas e 23 minutos, a ex-34.ª mundial pôde celebrar a vitória no Portugal Ladies Open, por 6-4, 3-6 e 6-3.

Zheng já tinha ganho o duelo anterior com a francesa de 24 anos – há dois anos, em Estrasburgo, mas em terra batida –, mas não conquistava um título no circuito profissional desde que triunfou no WTA 500 de San Jose, em 2019. Pelo título no Portugal Ladies Open, a primeira cabeça de série recebeu uma peça de cerâmica da Fábrica Bordalo Pinheiro – das mãos de Pedro Raposo, vereador do Desporto da Câmara Municipal das Caldas da Rainha – e a maior fatia (8.303 dólares) do prize-money total de 60 mil dólares.

Nos pares, o título foi para as japonesas Momoko Kobori e Hiroko Kuwata, que derrotaram na final as britânicas Alicia Barnett e Olivia Nicholls, por 7-6 (7/5), 7-6 (7/2). Pela conquista do primeiro título juntas, Kobori e Kuwata receberam um prémio monetário de 3.037 dólares.

O PORTUGAL LADIES OPEN decorreu no Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha, entre 12 e 19 de Setembro, com um prize-money de 60 mil dólares (­­mais hospitalidade).

aNOTÍCIA.pt