Presidente da República, condecorou a Seleção Nacional de Futsal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Seleção Nacional de Futsal, que no passado domingo se sagrou campeã do Mundo, com as Insígnias Comendador da Ordem Infante D. Henrique

Presidente da República com Seleção Nacional de futsal
Presidente da República, condecorou a Seleção Nacional de futsal - ®DR/PR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu e condecorou esta segunda-feira, no Palácio de Belém, a Seleção Nacional de Futsal, que ontem se sagrou campeã do Mundo, com as Insígnias Comendador da Ordem Infante D. Henrique Emocionado, o Presidente da República, mostrou-se orgulhoso por mais uma página escrita a tinta de ouro no livro da história da Seleção Nacional.

Ao tomar da palavra, o Presidente da República começou por se dirigir a Fernando Gomes, presidente da FPF, salientando “Está quase a atingir os 10 anos nesta missão e fomos ganhando sucessivamente, ganhando tudo ou quase tudo. Difícil é continuar a ganhar ao ritmo que estamos a ganhar. Uma palavra muito grata pela sua determinação e persistência e amor a Portugal”.

Depois dirigindo-se aos jogadores “melhores do mundo” agradeceu e, mais uma vez, enalteceu o feito: “Alguns já aqui estiveram, quando fomos campeões da Europa. Éramos os melhores da europa, faltava sermos os melhores do Mundo. Hoje somos os melhores do Mundo. Jorge Braz disse-o antes da final: merecemos vencer, somos dos melhores do mundo” referiu o Presidente da República, acrescentando “Tínhamos mostrado isso nas qualificações e, jogo após jogo, até ao final. Merecemos e ganhámos.»

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda a criatividade que a modalidade exige e o apoio dos adeptos à Seleção Nacional, incluindo os próprios netos: «O futsal tem duas caraterísticas que importa salientar: é uma modalidade muito popular, no sentido de quem a pratica, e estas vitórias são motivadoras. É ainda uma modalidade que apela à criatividade, aprende-se, mas ou se tem ou não se tem. A verdade é que somos criativos e talentosos.”

Marcelo Rebelo de Sousa, destacou ainda o apoio dado à Seleção por portugueses de todo o mundo que viram, graças à RTP, os jogos nem sempre fáceis deste campeonato. “fiquei impressionado porque ao mesmo tempo um neto meu, em Londres, acompanhava, as minhas netas no Dubai e outra no Brasil também acompanharam. É o retrato da nossa história, aí se vê a capacidade da resistência psicológica. Os vossos nomes são conhecidos. Obrigada por lutarem até ao último segundo. Não podemos desistir nunca!”

A terminar a intervenção, o Presidente da República endereçou uma palavra muito especial a Ricardinho, que anunciou ter sido este o seu último mundial. “Merece uma referência, ele já era história e decidiu sair da história para voltar e fazer mais. O tendão deu de si e, de um momento para o outro, a lesão do Ricardinho passou a ser um problema nacional. Não há muito tempo. Será que vai recuperar? Será que não vai? Aqui está a prova do empenho. Vamos fazer como os brasileiros, dizemos até logo, não é um adeus, nem uma despedida.”

Fica assim em aberto a possibilidade de Ricardinho jogar ainda o Europeu, em janeiro de fevereiro de 2022, nos Países Baixos. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou depois todos os elementos da comitiva da Seleção Nacional de Futsal com as Insígnias Comendador da Ordem Infante D. Henrique.

aNOTÍCIA.pt