Os vinhos da Quinta da Côrte viajam até aos Açores

Pela segunda vez, os vinhos da Quinta da Côrte participam na Wine in Azores, que se realiza de 8 a 10 de outubro, no Parque de Exposições da ilha de São Miguel.

vinhos da Quinta da Côrte
Os vinhos da Quinta da Côrte viajam até aos Açores - ®DR

A Quinta da Côrte participará no evento Wine in Azores. Esta é uma oportunidade de dar a conhecer os vinhos produzido no Cima Corgo aos residentes e visitantes da ilha de São Miguel. O evento, que terá lugar no Parque de Exposições na Ribeira Grande, realiza-se entre os dias 8 a 10 de outubro de 2021.

“Para nós é muito importante divulgar os vinhos junto de potenciais clientes de forma que a Quinta da Côrte chegue a um maior número de pessoas, principalmente no mercado nacional, onde há muitos apreciadores dos vinhos do Douro. Além disso, esta feira é visitada por muitos turistas nacionais e estrangeiros e imprensa, o que nos permite chegar aos nossos diferentes públicos”, refere Marta Casanova, Diretora Geral e Enóloga da Quinta da Côrte. Após vários meses sem eventos, devido à pandemia, esta é uma forma “de tentar regressar à normalidade e continuar o trabalho de divulgação dos nossos vinhos”.

Os vinhos do Douro mostram bem a autenticidade da região demarcada. Poderosos e ricos, os vinhos DOC Douro – Quinta da Côrte Princesa Reserva Tinto, o Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto ou o Côrte Branco – possuem uma mineralidade e uma frescura extraordinárias.

Já os vinhos do Porto produzidos no Cima Corgo podem-se distinguir entre os que resultam do processo de redução (Vintage, Single Quinta Vintage e Late Bottled Vintage) e do processo de oxidação (Tawnies). Por outras palavras, os primeiros, não são filtrados, após um período de envelhecimento de 2 ou 4 anos, dependendo se se trata de um Vintage ou de um LBV, em tonéis antigos de madeira de castanho português de diferentes capacidades são posteriormente engarrafados e continuam a sua evolução dentro da garrafa; distinguem-se pela cor púrpura e os aromas intensos a chocolate, frutos negros e vermelhos. Os segundos são amadurecidos em pipas durante mais tempo e desenvolvem uma rica palete de aromas de frutos secos; depois de engarrafados, não evoluem mais e, como tal, estão prontos a ser consumidos. Tratam-se, como tal, de dois estilos radicalmente diferentes.

Todos estes vinhos únicos estarão à prova no certame e desta forma os visitantes poderão comprovar a qualidade já reconhecida internacionalmente. De salientar que, recentemente, os vinhos do  Porto Tawny 20 anos e LBV 2015 foram classificados com 92 pontos pela Wine Spectator e o vinho do Porto Tawny 10 anos recebeu 91 pontos. E o vinho DOC Douro Princesa Reserva Tinto 2018 ganhou Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e o vinho DOC Douro Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016 recebeu 91 pontos pela Wine Enthusiast.

De referir, que o Wine in Azores, é o maior evento empresarial dos Açores. É um festival de vinhos, com uma forte componente gastronómica. O conceito “BUSINESS & PLEASURE” centra-se na vertente promocional dos produtos presentes na feira, que prevê receber mais de 10 mil visitantes e contará com mais de 100 expositores presentes. O certame decorrerá entre 15h00 e as 21h00 (zona de provas). A zona da restauração, bares, Gin Tasting e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h00.

aNOTÍCIA.pt