Exposição “Manoel de Oliveira. A Comunidade”, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

A exposição “Manuel de Oliveira. A Comunidade” vai ser apresentada ao público, amanhã dia 7 de outubro, pelas 18,30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Manoel de Oliveira em Vila Nova de Famalicão
Exposição “Manoel de Oliveira. A Comunidade”, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão - ®DR

No âmbito da parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a Fundação de Serralves, vai ser apresentada ao público, amanhã dia 7 de outubro, pelas 18,30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, a exposição “Manoel de Oliveira. A Comunidade”.

Partindo do acervo documental de Manoel de Oliveira, integralmente depositado na Fundação de Serralves, a exposição coloca em diálogo diversos materiais de trabalho (guiões, correspondência, fotografias de repérage e de rodagem, recortes de jornal, entre outros documentos) e excertos de filmes representativos do modo como o realizador retratou diferentes comunidades.

Nesse âmbito a exposição propõe um percurso pelo cinema de Manoel de Oliveira, tendo por foco o modo como os seus filmes interrogam, de diferentes maneiras, a amplitude e os contornos da noção de comunidade.

Declinando a questão a partir de distintos pontos de vista, a meio caminho entre a etnografia, a história, a sociologia, e sondando os alicerces identitários, simbólicos, culturais que, ao longo de mais de oitenta anos, foram dando forma à comunidade nacional e moldando o seu imaginário, a obra do realizador foi sendo também um perspicaz barómetro crítico do seu tempo. Oliveira produziu uma obra que se pensa a si própria, tendo frequentemente trabalhado com uma mesma família de atores, de que resultou uma das comunidades fílmicas mais reconhecíveis do cinema português.

Esta iniciativa integra-se no Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Este programa percorre o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 municípios, cumprindo assim a missão da Fundação de Serralves de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.

Organizada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves, com curadoria de António Preto, a exposição apresenta excertos de filmes e documentação pertencente ao Acervo do realizador, integralmente depositado em Serralves.

A exposição “Manoel de Oliveira – A Comunidade” ira estar patente ao público na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão de 07 de outubro a 26 de janeiro de 2022.

aNOTÍCIA.pt