Sessão de abertura do ART&TUR destacou carácter “estruturante” do festival para o Centro de Portugal

Durante os quatro dias do Festival ART&TUR, são exibidos 74 filmes, integrados em 17 sessões temáticas, selecionados por um júri internacional

ART&TUR
Sessão de abertura do ART&TUR destacou carácter “estruturante” do festival para o Centro de Portugal - ®DR

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, defendeu ontem, em Aveiro, que o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo “resulta de uma parceria que junta um triângulo virtuoso: aqueles que o fazem, na representação internacional do CIFFT e do ART&TUR e pelo Centro Portugal Film Commission; os municípios, aliados fortes; e os territórios, as marcas e os destinos do Centro de Portugal”.

A declaração foi no âmbito da sessão de abertura da 14.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorre até ao dia 29, no Centro de Congressos de Aveiro. “Este festival é um eixo extraordinariamente estruturante para a promoção e afirmação dos nossos territórios e das marcas, que nos permite cada vez mais alavancar os novos fluxos turísticos”, acrescentou Pedro Machado.

Antes, na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Centro Portugal Film Comission, Pedro Machado tinha já enaltecido que esta comissão, que nasceu com o objetivo de atrair produções audiovisuais para a região Centro, é um veículo de grande importância para “a promoção e a valorização do território, da marca e dos destinos que compõem o Centro de Portugal, além de prestar um contributo inestimável à marca Portugal”. A nova presidente da Centro Portugal Film Comission é Adriana Rodrigues, mantendo-se Pedro Machado como presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Também presente na sessão de abertura, Francisco Dias, diretor do ART&TUR, destacou a importância do evento “enquanto meio de valorização da região Centro e do país para todo o mundo”. Lembrando que o festival se realiza todos os anos numa cidade diferente do Centro de Portugal, Francisco Dias que essa itinerância “é um desafio que nos dá uma energia renovada”.

A próxima edição, em 2022, vai realizar-se em Ourém, depois de em anos anteriores ter tido Leiria, Torres Vedras e Viseu como palcos. O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, assegurou que “o município vai fazer tudo para que seja um grande sucesso e para que os participantes saiam satisfeitos” dos dias que irão passar naquele território.

A terminar a sessão de abertura, o anfitrião José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, deu as boas-vindas aos participantes no festival e lembrou as múltiplas vantagens que a cidade dos canais oferece a quem a visita.

Um programa vasto

Durante os quatro dias do Festival ART&TUR, são exibidos os filmes que compõem a short list da competição, selecionados pelo júri internacional entre todos os candidatos. No total, são exibidos 74 filmes, integrados em 17 sessões temáticas. As sessões temáticas são antecedidas de mesas-redondas, em que peritos convidados e autores de filmes selecionados refletem sobre o relançamento do turismo na era pós-Covid 19. Paralelamente, decorrem outras iniciativas inseridas no Festival. O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com/programa.

O primeiro dia do programa, dividido em três sessões, é dedicado à exibição de filmes promocionais portugueses. Cada uma das sessões é antecedida por mesas-redondas, que neste dia abordaram os temas “A promoção audiovisual de destinos e produtos turísticos – o ponto de vista dos produtores audiovisuais”, “O Turismo nas regiões do interior de Portugal” e “Cultura e desenvolvimento regional de tipo bottom up: os 25 anos da d’Orfeu e do Avanca Film Festival”.

No segundo dia de festival, as sete sessões são destinadas à exibição de filmes nacionais sobre eventos desportivos e filmes promocionais internacionais. Nas quatro mesas-redondas que se realizam neste dia, conversa-se sobre assuntos tão diversos como “Portugal ciclável: a aposta em estilos de vida e de lazer mais sustentáveis e saudáveis”, “O papel das Film Commissions regionais e a promoção dos territórios de baixa densidade”, “A estratégia de marca-país Chile” ou “A cultura não é um produto: redefinindo o turismo na era Pós-Covid”.

A manhã do terceiro dia será preenchida com um programa cultural para convidados. À tarde e à noite, retoma-se a exibição de filmes, com mais sete sessões. As três mesas-redondas abordam os temas “Aveiro – Cidade fotogénica e encanto de bloggers”, “O impacto ambiental de um aeroporto” e “A estratégia de marca país – África do Sul”.

O último dia de Festival ART&TUR começa com um Programa Cultural para Convidados e termina, a partir das 16h30, com o momento mais alto do evento, a Cerimónia de Entrega de Prémios aos vencedores.

A participação no ART&TUR é gratuita, mas requer inscrição prévia. Quem pretender assistir às sessões deverá inscrever-se no site do Festival, em https://tourfilm-festival.com.
 
Há ainda mais no Festival ART&TUR

Além do vasto programa de exibição de filmes e de mesas-redondas, a edição de 2021 do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo inclui duas iniciativas extra, relacionadas com o certame.

A primeira iniciativa é um Matchmaking “Produtoras vs Promotores Turísticos”. Este matchmaking é oferecido pela Centro Portugal Film Commission às empresas e autarquias, que poderão estabelecer contactos com as 10 produtoras de filmes de turismo que conquistaram o maior palmarés de prémios no Festival ART&TUR nas últimas cinco edições.

A segunda iniciativa é o “Blogging Aveiro”. Este é um concurso que se estreia na edição deste ano e que tem o objetivo de reforçar a visibilidade das publicações de bloggers dedicadas à cidade de Aveiro e à sua região. O “Blogging Aveiro” vai premiar os melhores artigos dedicados à cidade ou região de Aveiro publicados em blogues de viagem independentes, nos últimos dois anos. Os troféus que premeiam os melhores artigos serão oferecidos pelo município de Aveiro.

aNOTÍCIA.pt