Google Maps passa a disponibilizar direções e percursos em bicicleta em Portugal

Percursos de carro, a pé, de transportes públicos e agora de bicicleta, o Google Maps em Portugal ganha mais uma funcionalidade

Google Maps com percursos em bicicleta
Google Maps passa a disponibilizar direções e percursos em bicicleta em Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Google Maps já fornece indicações para viajar de carro, transportes públicos ou a pé e, a partir de hoje, começa a disponibilizar ao utilizador direções para andar de bicicleta em Portugal, permitindo-lhe seguir todas as instruções de navegação e escolher os percursos e tipo de superfície que melhor se adapta a cada um. O rollout da nova funcionalidade em Portugal inicia-se hoje e irá decorrer ao longo dos próximos dias, altura em que estará disponível para todos os utilizadores. Além do percurso, é possível conhecer as ciclovias disponíveis em cada zona, cidade ou região e escolher.

Para que possa chegar de bicicleta ao destino pretendido, o Google Maps analisa os percursos com um sistema “ machine learning”, algoritmos complexos e informação fornecida pelos departamentos de trânsito das cidades, os quais podem, através do Geo Data Upload Tool disponibilizar informação e garantir que até ciclovias novas ou recentes estão ao nosso dispor.

Para que possa pedalar em segurança e maior conforto, o Google Maps analisa os vários tipos de ciclovia e quais as ruas próximas que talvez não sejam adequadas para bicicletas (por terem túneis, escadarias ou buracos na estrada). Os utilizadores poderão também ver se o percurso é plano ou íngreme e assim prepararem-se para uma viagem mais tranquila ou com maior esforço. 

Para este lançamento, a Google trabalhou com o ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, que  disponibilizaram o mais recente mapa de redes cicláveis do país, de modo a que seja para circular com segurança, evitar aglomerações, ter uma alternativa mais sustentável na deslocação, praticar desporto ou simplesmente para passear e divertir-se. O Google Maps irá ajudar todos aqueles que usam a bicicleta no seu dia a dia.

aNOTÍCIA.pt