Jacob Kiplimo e lançamento de livro assinalam 30º aniversário da EDP Meia Maratona de Lisboa

O Maratona Clube de Portugal celebra o 30º aniversário da EDP Meia Maratona de Lisboa, com lançamento de livro comemorativo da prova mais popular de Portugal que contará com a presença de Jacob Kiplimo, campeão mundial dos 21 km.

Jacob Kiplimo na Meia Maratona de Lisboa
Jacob Kiplimo e lançamento de livro assinalam 30º aniversário da EDP Meia Maratona de Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

É já no próximo dia 21 de novembro que o Maratona Clube de Portugal celebra o 30º aniversário da EDP Meia Maratona de Lisboa, com lançamento de livro comemorativo da prova mais popular de Portugal, que conta este ano com a presença de Jacob Kiplimo, campeão mundial dos 21 km. A prova deste ano volta a partir da ponte 25 de Abril depois do interregno devido à pandemia.

No mesmo dia, e com uma diferença de 35 minutos, é dada a partida da Vodafone 10K, prova com um percurso de 10 km cronometrados, que substitui a tradicional MiniMaratona, mas que mantém o seu caracter popular, convidando milhares de participantes a percorrer a distância ao seu ritmo preferido.

À semelhança das edições anteriores, a EDP Meia Maratona de Lisboa contará um grupo de atletas de renome, em que se destaca o ugandês Jacob Kiplimo, campeão mundial dos 21 km, com o tempo de 57:37, obtido em Valência em dezembro de 2020.

A par do campeão do mundo, o pelotão da elite contará com mais 12 atletas de topo incluindo três atletas com registos dentro dos 58 minutos: Kennedy Kimutai (58.28), Kelvin Kiptum (58.42) e o Stephen Kissa (58.58)

Também no lado feminino a qualidade abunda, contando com a presença de três atletas com marcas abaixo dos 66 minutos, Joan Melly (65.04), Tsehay Gemechu (65.08) e Hawi Feysa (65.41), devidamente acompanhadas por mais quatro atletas abaixo dos 68 minutos.

Com este elenco de luxo, o recorde mundial feminino em posse de Peres Jepchirchir, com o tempo 65.16 conseguido em Gdynia, no ano passado, está ameaçado. Nota ainda para a etíope Hiwot Gebrekidan (melhor marca em 66.41), que chega à prova da capital portuguesa dois meses depois de ter sido segunda na Maratona de Berlim.

Depois de salvaguardadas todas as precauções listadas pela DGS, estão reunidas as condições para voltar a acontecer uma verdadeira festa do atletismo, numa data histórica e que o Maratona Clube de Portugal decidiu assinalar com um livro que reúne histórias e fotografias de 30 anos de provas.

O livro “30 anos de Histórias” escrito pelo jornalista António Simões e com o prefácio de Jacinto Lucas Pires (filho de um dos fundadores do clube, Francisco Lucas Pires) foi apresentado hoje em conferência de imprensa, na sala dos geradores do Museu da Eletricidade.

Jacob Kiplimo na Meia Maratona de Lisboa
Rosa Mota e António Simões – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Para Carlos Moia, “Este regresso tem um sabor especial. É o regresso ao normal e com um motivo adicional para festejar. São já 30 anos de corridas, de histórias e de desafios! O carinho dos participantes e o apoio dos nossos patrocinadores têm sido absolutamente extraordinários e é com todos eles que queremos comemorar o 30º Aniversário.” referiu o presidente do Maratona Clube de Portugal.

De acordo com Carlos Moia, “Esta comemoração tem três pontos altos: a presença do campeão do mundo, Jacob Kiplimo em Lisboa, a nova distância da minimaratona que agora terá 10 km cronometrados e o lançamento do livro que hoje revelamos.  Parafraseando o Jacinto Lucas Pires, que escreveu o prefácio do livro, ´a travessia da ponte 25 de abril é o grande ritual de sanidade física, mental e espiritual da cidade de Lisboa’. Estamos prontos!”, concluiu Carlos Moia.

Carlos Moia
Carlos Moia – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

De realçar que a organização oferece um bónus de EUR 100.000,00 (cem mil euros) ao atleta que conseguir bater nesta edição, o recorde do mundo, tanto feminino, como masculino.

As corridas de domingo terão transmissão, em direto, pela RTP1 e RTP Internacional, numa transmissão contínua entre as 10:00h e as 11:30h, para mais de 200 milhões de potencias telespectadores em todo o mundo.

Sábado, dia 20, às 09:30h terá lugar a Luso 7k, a primeira prova do fim de semana e depois às 15h00, a EDP Mini Campeões, uma prova para os pequenos grandes corredores, que junta as famílias, para uma tarde cheia de diversão nos jardins de Belém.

Em conformidade com o plano de contingência acordado com as autoridades, os participantes, aquando do levantamento dos kits de participação, terão de apresentar obrigatoriamente o certificado digital de vacinação/recuperação ou o comprovativo oficial de um teste negativo à Covid-19 válido (poderá ser um teste rápido ou PCR).

aNOTÍCIA.pt