Toyota inicia produção do Yaris na República Checa

A Toyota Motor Manufacturing Czech (TMMCZ), na República Checa, torna-se a segunda fábrica europeia a fabricar o Yaris, o carro do ano europeu 2021.

Toyota Yaris na República Checa
Toyota inicia produção do Yaris na República Checa - ®DR

A Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) deu início à produção do Yaris, o carro do ano europeu 2021, na fábrica de Kolin, na República Checa. TMMCZ torna-se assim na segunda fábrica europeia a produzir o Yaris, o best-seller europeu, que é produzido em França na fábrica de Toyota Motor Manufacturing France (TMMF). A produção de um segundo modelo representa um marco importante para a TMMCZ (antes designada TPCA) após a transferência para a Toyota Motor Europe, em janeiro de 2021. A Toyota investiu mais de 180 milhões de Euros, para transformar a fábrica de produção para veículos do segmento A e B sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture). A capacidade da fábrica também aumentou para três turnos para o arranque da produção do Yaris e a início de produção do novo Aygo X (diz-se Aygo Cross) em 2022.

“Nos últimos três anos construímos novas áreas de produção, definimos novas rotas logísticas, instalamos novas tecnologias e, o mais importante demos as boas-vindas a quase 1600 novos colaboradores na nossa fábrica Toyota. Também gostaria de expressar a minha gratidão aos nossos valiosos fornecedores e parceiros na região pela grande cooperação e apoio continuo”, referiu Koreatsu Aoki, o Presidente da TMMCZ.
 
O investimento da Toyota permite a produção de automóveis eletrificados com a tecnologia híbrida na TMMCZ, na República Checa, refletindo o sucesso do Yaris híbrido, que representa 80% das vendas do Yaris na europa. As motorizações híbridas para a TMMCZ e TMMF são fabricados na Polónia na Toyota Motor Manufacturing Poland.
 
“Isto é um passo empolgante para o futuro da TMMCZ, uma vez que começa a produção do best-seller na europa. O objetivo de vendas da Toyota na Europa são de 1,5 milhões de veículos até 2025, e o Yaris terá um papel fundamental para atingir essa meta. A introdução de motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida e a plataforma TNGA em TMMCZ está alinhado com a estratégia em toda a região”, afirma Marvin Cooke, o Vice-presidente executivo da manufatura da Toyota Motor Europe.

aNOTÍCIA.pt