No mês da talha, Rota dos Vinhos do Alentejo reúne especialistas desta tradição ancestral

A iniciativa que junta especialistas em vinhos de talha é gratuita e pretende explorar algumas curiosidades desta tradição ancestral

vinhos de talha
No mês da talha, Rota dos Vinhos do Alentejo reúne especialistas desta tradição ancestral - ®DR

Na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, a Rota dos Vinhos do Alentejo vai ser palco de uma iniciativa gratuita que junta especialistas em vinhos de talha e recua mais de 2 mil anos para desmistificar algumas curiosidades desta tradição ancestral, que faz parte do ADN da região vitivinícola Alentejana. A iniciativa tem início às 18h00 e todos os interessados poderão participar na conversa através da plataforma digital, Zoom, ou assistir através do YouTube.  

A iniciativa vai colocar em cima da mesa o processo milenar de vinificação em talha e todos os desafios de manter de forma inigualável esta tradição e terá como intervenientes Ana Marreiros, vice-presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Alexandre Frade, presidente da Associação de Produtores de Vinho de Talha, Carlos Cristo, coordenador do Centro Interpretativo do Vinho de Talha, e Ruben Honrado, sócio-gerente da Honrado Vineyards.  

A produção de vinhos de talha é um nicho que representa cerca de 119 mil dos mais de 113 milhões de litros produzidos pela região alentejana, contabilizando um total de 25 produtores. Este vinho particular tem conquistado cada vez mais apreciadores, com destaque para os mercados do Japão, Estados Unidos da América e Brasil.  

Recorde-se que a vinificação em talha chegou ao Alentejo pelas mãos dos romanos, há mais de 2 mil anos e permanece, até aos dias de hoje, como parte da cultura e ADN da região. Este vinho único distingue-se, essencialmente, pelo facto de fermentar de modo espontâneo na talha – através do contacto com o barro –, ao invés de em cubas, conferindo-lhe características únicas.   

INSCRIÇÕES: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_58usZ1JhTlacasQpHCDT0A 

Sobre:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Artigo relacionado:

Tradição ancestral dos Vinhos de Talha celebrada pela Região Vitivinícola Alentejana