Festival Nacional de Gastronomia, dá a provar o melhor da cozinha tradicional portuguesa, em Santarém

Doze restaurantes de todo o país dão a provar o que de melhor tem cozinha tradicional portuguesa, durante a 40.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que está a decorrer em Santarém de 18 a 28 de novembro.

Festival de Gastronomia em Santarém
Festival Nacional de Gastronomia, dá a provar o melhor da cozinha tradicional portuguesa, em Santarém - ©Joaquim Machado

A 40.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, vai decorrer de 18 a 28 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém, com um programa especial que alia gastronomia, música, conversas com produtores de vinho, showcookings, apresentação de livros e as tradicionais bancas de artesanato.

Ao longo dos onze dias, que dura o festival “Portugal vai estar à mesa” de 12 tasquinhas, com pratos e petiscos tradicionais das várias regiões de norte a sul do País, assim como da Madeira e dos Açores.

No ano em que se celebra a 40.ª edição, cinco chefs de cozinha dão o mote para a rubrica “Jantar com o Chef”. A escolha para esta iniciativa recaiu nos Chefs Rodrigo Castelo (Ó Balcão), da dupla Vasco Coelho Santos (Eskaluna Studio), Inga Martin, (chefe, consultora de diversos restaurantes e food stylist), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras), Noélia Jerónimo (Noélia & Jerónimo) e Miguel Gameiro, e finalmente Chakall, (dos restaurantes El Bulo Social Club e Refeitório Senhor Abel).

O festival gastronómico, um dos mais antigos de Portugal, conta ainda com vários concursos de pratos tradicionais, nas categorias de Entradas, Sopas e Leitões (dia 18), Pratos Cozinhados e Sobremesas (dia 22), Marisco, Frango Assado e Pastéis e Empadas (dia 24).

Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia vão também ser assinalados com diversos concertos: The Black Mamba (dia 18), Miniconcerto Carlos Paião, pelo Conservatório de Música de Santarém (dia 19), João Pedro Pais (dia 20), Bárbara Tinoco (dia 21), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça (dia 22), Ricardo Gama & João Correia (dia 26) e Jéssica Pina (dia 27). Os concertos têm todos início às 22 horas, no palco da tenda exterior.

O festival terá ainda um dia dedicado a cada município da Lezíria do Tejo e a um município de outro ponto do país, que ali vão promover os seus tesouros gastronómicos. Também os vinhos têm um lugar especial neste festival. No Espaço Garrafeira, destacam-se, neste sábado, 20, pelas 14h, as presenças da Herdade do Rocim – Conheça o Produtor e, pelas 16h, de Ljubomir Stanisic que irá falar sobre os seus vinhos. No dia 21, pelas 12h30, a Herdade do Rocim apresenta os vinhos de talha, seguindo-se o produtor Cabeça de Toiro.

A restauração de Santarém vai ter palco para mostrar os seus sabores no evento, num espaço onde, em cada dia do certame, vai estar em destaque um restaurante diferente.

No âmbito das conferências denominadas “A ternura do Festival: as Conversas dos Quarenta”, os “Ciclos da água: poupança é o futuro” e os “Desafios do futuro alimentar” são dois dos temas que serão levados a debate.

Outra novidade desta 40ª edição do festival de Gastronomia, é a Livraria, onde serão apresentados e comentados, alguns livros, tais como “Festival Nacional de Gastronomia (FNG) – 40 anos: Aperitivos para uma história do Festival seguidos de Rota dos Sabores e Saberes”, Sabores do Toiro Bravo e Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal.

É também neste espaço que se pode visitar a exposição sobre a história dos 40 anos do festival.

aNOTÍCIA.pt