Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha

Para reforço do dispositivo do salvamento em Portugal, foi entregue à Marinha, uma embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite, S.A

0
17
salva-vidas entregue à Marinha
Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha - ®DR

Esta quinta-feira, 16 de dezembro, foi entregue à Marinha uma embarcação salva-vidas, totalmente construída na Arsenal do Alfeite, S.A., com vista ao reforço do dispositivo do salvamento em Portugal.

O ato protocolar ocorreu em cerimónia realizada nas instalações da Arsenal do Alfeite, S.A., e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Mendes Calado, com o Presidente do Conselho de Administração da Arsenal do Alfeite S.A., Dr. José Luís Serra, o Presidente do Conselho de Administração da IdD Portugal Defence, Dr. Mário Capitão Ferreira, entre outras entidades.

A construção desta embarcação salva-vidas agora entregue à Marinha, tem 15 metros de comprimento e 4,30 metros de boca, envolveu recursos da indústria nacional, assim como todo o projeto foi desenvolvido pela engenharia do estaleiro.

Das principais características inerentes a este projeto, destacam-se que a embarcação é autoendireitante, opera com uma autonomia mínima de 150 milhas náuticas, a uma velocidade máxima contínua de 28 nós e à velocidade de cruzeiro de 15 nós e tem capacidade para albergar 12 pessoas para além da guarnição.

Esta embarcação salva-vidas, será agora submetida a uma série de testes, a uma fase de treino, sendo posteriormente cedida em reforço dos meios da Direção-Geral da Autoridade Marítima, no âmbito da sua missão de salvamento, vigilância e reconhecimento em condições de mar tempestuoso e em zonas de rebentação.

Sobre:

O Ministério da Defesa Nacional, através do Decreto-Lei n.° 33/2009, de 5 de Fevereiro, estabeleceu a extinção do Arsenal do Alfeite, com vista à sua empresarialização.

Sucede, então, a Arsenal do Alfeite, S.A. constituída sob a forma de sociedade anónima, com capitais exclusivamente públicos, a qual integra a IdD – Portugal Defence, cuja missão atribuída no âmbito da Economia da Defesa Nacional, gere as participações públicas do setor da defesa, viabilizando a efetiva autonomia e capacidade de cumprimento das missões das Forças Armadas, para além de fomentar o desenvolvimento de clusters nas áreas da construção e reparação naval, comunicações, sistemas avançados de simulação e treino e setor aeroespacial, na sua vertente de internacionalização.

A Arsenal do Alfeite, S.A. inicia a sua atividade no dia 1 de Setembro de 2009, tendo na sua génese a necessidade de criação de uma entidade de referência na indústria naval, tanto a nível nacional como internacional, imposta pela evolução tecnológica deste setor.

Esta empresa compreende uma área de 36 hectares de implantação englobada na Base Naval de Lisboa, que se situa na margem Sul do rio Tejo. Dedica-se, principalmente, à satisfação das necessidades de construção, manutenção e reparação naval da Marinha Portuguesa, de outras Marinhas da Nato e comerciais, utilizando avançadas tecnologias, nomeadamente, nas áreas da eletrónica, da optrónica, do armamento, da mecânica e da eletrotecnia.

Dispõe ainda de um sistema de gestão da qualidade, certificado segundo a norma ISO 9001:2015, e um conjunto de laboratórios de ensaios e calibrações acreditados pelo Instituto Português de Acreditação, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025. Importa destacar, igualmente, a sua capacidade na área de estudos e projetos de novas embarcações, modificações e conversões, bem como em consultoria e prestação de serviços industriais especializados.

aNOTÍCIA.pt