Novos radares da GNR, mais rigorosos, precisos e eficazes

Novos radares da GNR, mais rigorosos, precisos e eficazes controlam a velocidade de um carro a dois quilómetros de distância e fazem ainda um vídeo da viatura infratora.

Novos radares da GNR
Novos radares da GNR, mais rigorosos, precisos e eficazes - ®DR

A GNR possui novos radares contra o excesso de velocidade. São “armas” portáteis que podem ser usados a partir de viadutos e em curvas e fazem pequenos vídeos da viatura em infração, para além de captarem velocidades superiores a 300 Kms/hora.

Os novos modelos de radar adquiridos, permitem controlar a velocidade de um veículo a mais de dois quilómetros de distância, quando o controlador antigo tinha apenas um alcance inferior a cem metros. Estes radares recorrem à tecnologia laser, sendo mais rigorosos, precisos e eficazes. Além de tudo, são muito mais leves, pesando apenas 2 kg face aos 30 kg dos antecessores.

Estes novos radares da GNR são ainda capaz de realizar um pequeno vídeo com 20 a 30 fotogramas, escolhendo depois o mais nítido para servir de prova da contraordenação, e de “apanhar” veículos a velocidades até aos 320 km/h. Para se ter uma ideia, o modelo anterior apenas tirava uma fotografia do infrator e não conseguia captar velocidades superiores a 250 km/h.

Este novo aparelho usado pela GNR, é bem mais fácil de utilizar, uma vez que o que o militar da GNR que está a usar este radar tem simplesmente de programar o equipamento, indicando qual a velocidade máxima da via onde está a ser efetuada a ação de fiscalização.

Depois disso pode optar por usar manualmente o radar, apontando-o a um carro específico ou por montá-lo num simples tripé. Este novo radar pode ser montado em curvas, viadutos, rails de proteção, em motociclos ou nas viaturas de patrulha da GNR. Esta vantagem permitirá que os radares sejam colocados em pontos negros marcados pela existência de diversas curvas e, desse modo, combater com mais eficácia a sinistralidade rodoviária.

Apesar de ainda não ter chegado a todos os destacamentos da GNR, este novo radar é já usado por esta força de segurança desde o início de 2021, tendo já detetado mais de dez mil infratores.

aNOTÍCIA.pt