Centenas de pessoas marcaram presença no areal da Praia de Carcavelos, para o tradicional primeiro banho de Ano Novo, que se realiza desde 1943, e que de acordo com os participantes, previne doenças e dá sorte para o novo ano.
A tradição manteve-se na Praia de Carcavelos, no primeiro dia do ano que marca o início de um novo ciclo, onde desejos e resoluções são pensadas ao pormenor. Foi em ambiente de convívio e ao som dos acordeonistas, que centenas de entusiastas, desde os mais novos aos mais velhos, mascarados de Pai Natal, prisioneiros, ou simplesmente de fato de banho se lançaram ao mar, para o mergulho inaugural do ano, que segundo os participantes previne doenças e dá sorte para os 365 dias do novo ano.
Outros porem, sem a coragem dos que se atiravam as ondas, sorrindo, preferiram ficar sentados na areia a saborear alguns petiscos, trazidos para aconchegar o estomago depois do saudável mergulho.
Segundo consta, em 1942 um grupo de amigos leu no jornal que dois homens se mandaram ao Tamisa à meia-noite de 01 de janeiro. Em 1943 decidiram fazer a experiência e também entrar no mar no primeiro dia do ano. Desde essa data, até hoje têm sido muitos a juntar-se à iniciativa, uma experiência que os banhistas asseguram que traz benefícios para a saúde.
O grande divulgador desta tradição de «tomar o primeiro banho de mar na praia de Carcavelos», foi o jornalista Fernando Pessa, que todos os anos, marcava presença naquela praia, para registar a coragem dos que se atreviam a entrar no mar, com temperaturas muito pouco agradáveis.
No areal, muitos curiosos registavam o momento em fotos, enquanto outros passeavam, ou simplesmente apanhavam sol.
Com as devidas precauções devido à pandemia da Covid-19 e à forte agitação marítima, os animados e corajosos banhistas, mergulharam sobre o olhar atento das autoridades, que estavam a postos na terra e no mar.
Artigos relacionados:
Cumpriu-se a tradição em Carcavelos: Primeiro banho do ano com frio e chuviscos