O primeiro banho de 2019 na praia de Carcavelos.

Sob a vigilância de nadadores salvadores e Polícia Marítima, o areal da praia de Carcavelos encheu-se de dezenas de pessoas, que a 01 de janeiro marcaram presença, no tradicional banho do ano que se realiza desde 1943, que segundo os participantes, faz bem à saúde, previne constipações e dá sorte para o novo ano.

Carcavelos
O primeiro banho de 2019 na praia de Carcavelos - Bruno Taveira

Passando de geração em geração, todos os anos tem aumentado o número de banhistas desde os mais novos aos mais velhos, alguns trajados a rigor, com fatos de banho usados em 1920, outros vestidos de Pai Natal, prisioneiros, super heróis, entre outros, sem esquecer os grupos musicais, que com as concertinas animam os mais corajosos, que se lançam ao mar para ao mergulho inaugural do novo ano.

Carlos Leite, hà 10 anos que marca presença “hoje a água está muito boa, cá fora está mais frio, isto faz muito bem, é uma bênção para a saúde e principalmente para os meus ossos”. Confessa que no ano passado não esteve presente e “não correu tão bem o ano”. Com uma tradição de três banhos, Carlos refere que o convívio e a camaradagem entre as pessoas é a chave para cada vez mais pessoas venham participar neste tradicional banho.

Cada ano que passa, é visível o aumento de pessoas que vêm dos concelhos vizinhos para cumprir a tradição. “Hà 40 anos que venho ao primeiro banho do ano”, disse Carlos Jesus, natural da Amadora, que começou em criança a participar com a família, não faltando nenhum ano, “é uma tradição que é para manter, até putos novos já começam a vir e a dar continuidade”.