Cumpriu-se a tradição em Carcavelos: Primeiro banho do ano com frio e chuviscos

Embora com frio e chuviscos, cumpriu-se a tradição em Carcavelos, com alguns corajosos a cumprir esta sexta-feira o ritual de mergulhar no mar na praia de Carcavelos, Cascais, para celebrar um novo ano e desejar de que o covid-19 "desapareça de vez".

tradição em Carcavelos primeiro banho do ano
Cumpriu-se a tradição em Carcavelos: Primeiro banho do ano com frio e chuviscos - ©Bruno Taveira

O frio e os chuviscos que se fizeram sentir, não afastaram várias pessoas, algumas delas já habituais, de tomarem o tradicional primeiro banho do ano, na Praia de Carcavelos, tradição que se realiza desde 1943, e que segundo os participantes, “previne doenças e dá sorte para o novo ano”. O desejo de que o covid-19 “desapareça de vez”, foi unânime.

Para a ocasião, é habitual os banhistas «mascararem-se» com as mais diversas roupagens. Este ano a “moda” foram as máscaras, os fatos de proteção, não faltando, no entanto, as matrafonas com sugestivos bikinis.

A tradição diz, que o primeiro dia de ano marca o início de um novo ciclo, começando com uma série de promessas de mudança, numa atitude de renovação de vida. Nesse contexto, e desde 1943 que um grupo de pessoas se reúnem, durante a manhã na praia de Carcavelos, em Cascais, para tomarem o primeiro banho de mar do ano e «limpar» as «coisas más» que sucederam no ano anterior.

Segundo consta, em 1942 um grupo de amigos leu no jornal que dois homens se mandaram ao Tamisa à meia-noite de 01 de janeiro. Em 1943 decidiram fazer a experiência e também entrar no mar no primeiro dia do ano. Desde essa data, até hoje têm sido muitos a juntar-se à iniciativa, uma experiência que os banhistas asseguram que traz benefícios para a saúde.

O grande divulgador desta tradição de «tomar o primeiro banho de mar na praia de Carcavelos», foi o jornalista Fernando Pessa, que todos os anos, marcava presença naquela praia, para registar a coragem dos que se atreviam a entrar no mar, com temperaturas muito pouco agradáveis.

Este ano, além dos banhistas e dos surfistas no mar, no areal, muitos curiosos registavam o momento em fotos, enquanto outros corriam e um pequeno grupo, jogava vólei; tudo isto sob o olhar discreto das autoridades, em terra e no mar.

 

Artigo relacionado:

O primeiro banho de 2019 na praia de Carcavelos.