Feira do queijo do Alentejo 2021

A 20.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, irá realizar-se de 26 a 28 de fevereiro, embora em moldes um pouco diferentes

Feira do queijo do Alentejo 2021
Feira do queijo do Alentejo 2021 - ®DR

De 26 a 28 de fevereiro de 2021 realiza-se a 20.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, um certame de divulgação e promoção do queijo e do melhor que existe no concelho de Serpa.

O Município, tendo em conta que estas iniciativas são fundamentais na dinamização económica e turística do concelho e da região considerou que a realização deste certame é imprescindível para a revitalização económica do concelho, prevista no Programa de Revitalização Económica do Concelho de Serpa.

Organizada pelo Município de Serpa, com a parceria de diversas entidades locais e regionais, este ano, devido à pandemia Covid 19, realizar-se-á em moldes um pouco diferentes.

Não sendo possível prever a evolução da situação da pandémica no concelho e no país, estão a ser definidas medidas extraordinárias, seguindo rigorosamente todas as indicações da Direção Geral de Saúde, para que a Feira do Queijo do Alentejo e a Semana Gastronómica do Queijo se realizem, embora em moldes diferentes.

Relativamente à Feira do Queijo, haverá redução de expositores e será realizada em parte em formato digital com transmissões on-line de forma a complementar as atividades e os conteúdos habituais.

Não haverá tasquinhas e o Concurso de Queijo não se realizará.

As inscrições para a Feira do Queijo do Alentejo abrem no próximo dia 6 de janeiro, e decorrem até 29 de janeiro de 2021.

 

Sobre:

O Queijo Serpa (DOP) é um queijo português proveniente do Alentejo, da região de Serpa.

O Serpa é um queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), distinção confirmada pela União Europeia, numa área envolve quase a totalidade do distrito de Beja e cinco freguesias de três concelhos do distrito de Setúbal.

É um queijo de ovelha curado, de pasta semi-mole, amanteigado. É obtido pelo esgotamento lento da coalhada após a coagulação do leite cru de ovelha por acção de uma infusão de cardo.

Os queijos são guardados, pelo menos, durante trinta dias nas queijarias, em ambiente fresco e úmido, até atingirem o ponto certo de maturação.

 

aNOTÍCIA.pt

 

 

 

Fonte: CMS