Google revela novidades ecossistema android na CES

A Google acaba de anunciar novas funcionalidades para o seu ecossistema Android na Consumer Electronics Show (CES) 2022

ecossistema Android da Google
Google revela novidades ecossistema android na CES - ®DR

A Google acaba de anunciar na CES, novas funcionalidades para o seu ecossistema Android, nomeadamente, o  aumento de dispositivos com suporte de emparelhamento (Fast Pair), novas formas de realizar bloqueios e desbloqueios remotos e integração cada vez maior com dispositivos inteligentes compatíveis com Android, entre outras novidades. 

Melhor em conjunto com Android e mais além

Em média, uma família dos EUA tinha 25 dispositivos conectados em 2021, face aos 11 em 2019. Se for como eu, irá querer escolher os dispositivos que funcionam melhor de acordo com as suas necessidades e independentemente da marca. Também irá preferir configurar e mudar facilmente de um dispositivo para o outro ao longo do dia, e sem ter que procurar a mesma música ou tarefa, repetidamente, e vezes sem conta.  

O Android foi desenvolvido para todos, para qualquer local e para proporcionar maior escolha nos dispositivos, quer isto seja baseado no design, funcionalidades ou valor global. Ao longo dos anos, foi desenvolvido o Android para oferecer suporte a mais dispositivos na vida das pessoas, como relógios, tablets, TVs e até carros. Além do Android, o trabalho da Google inclui laptops, dispositivos auditivos, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais.

Por isso a Google dirigiu os seus esforços para apresentar formas mais simples e úteis de fazer com que os seus dispositivos, do ecossistema interconectado do Android e para além do dele, funcionem melhor em conjunto..

Configure e conecte rapidamente os seus novos dispositivos

Pode ser divertido e empolgante ter um novo dispositivo – mas pode  transformar -se numa dor de cabeça quando inicia a configuração. A Google tornou esse processo um pouco menos assustador com o suporte de emparelhamento para mais dispositivos e novos casos de utilização.

O Fast Pair já ajudou as pessoas a conectarem os seus telefones Android com acessórios Bluetooth mais de 100 milhões de vezes. Ele permite uma configuração instantânea e o emparelhamento de dispositivos, trazendo uma aplicação complementar para a instalação e a transferência das  suas credenciais Google. O trabalho prossegue com parceiros para estender ainda mais a funcionalidade do Fast Pair para além da conectividade de áudio com wearables, auscultadores, microfones e carros e estendê-la a TVs e dispositivos domésticos inteligentes para que o utilizador  possa começar a usar instantaneamente todos os dispositivos na sua vida.

Dentro de algumas semanas, quando o utilizador ligar os seus auscultadores compatíveis com o Fast Pair, o seu Chromebook irá detectar e emparelhar automaticamente com um único clique, permitindo que mantenha o foco a estudar ou a trabalhar e onde quer que  se encontre . Caso adquira um novo Chromebook este ano, poderá usar o seu telefone Android para configurar rapidamente e obter acesso imediato a todas as informações já gravadas, tais como o seu login no Google e a palavra passe da sua rede  Wi-Fi.

ecossistema Android da Google
Configuração do Chromebook através de um smartphone Android – ®DR

Bloqueie e desbloqueie dispositivos

Agora, já pode desbloquear o seu Chromebook  a partir do seu telefone Android para começar a trabalhar rapidamente. Nos próximos meses, esta funcionalidade estará disponível para o seu smartwatch Wear OS emparelhado de modo a que possa desbloquear e aceder  instantaneamente ao seu Chromebook e smartphone ou tablet Android quando estiver por perto. 

Wear OS unlock Android
Wear OS unlock Android – ®DR

E com uma chave de carro digital, o utilizador pode agora  usar o seu telefone Samsung compatível ou um Pixel para bloquear, desbloquear e ligar os seus veículos BMW compatíveis com o seu telefone. A partir do final deste ano, em telefones com tecnologia Ultra Wideband (UWB), não será necessário sequer tocar no telefone para usá-lo como chave do carro. Também será possível partilhar com segurança e remotamente a chave do seu carro com amigos e familiares caso necessitem do seu carro emprestado. Estão a decorrer trabalhos para  trazer as chaves digitais do carro para mais telefones Android  e veículos ainda este ano.

 Chaves digitais do carro
Chaves digitais do carro – ®DR

Conclua tarefas e partilhe conteúdos entre dispositivos

Para amplificar as suas experiências visuais e de áudio, os seus dispositivos devem saber instintivamente qual deles o utilizador deseja usar e quando. Está a ser desenvolvida uma tecnologia para auscultadores com Bluetooth que permitirá que estes troquem automaticamente o áudio para qualquer dispositivo que o utilizador esteja a ouvir. Ou seja, caso o utilizador esteja a utilizar os auscultadores para assistir a um filme no seu tablet Android e receber uma chamada, o filme será colocado em pausa e o áudio dos auscultadores será automaticamente mudado para o seu telefone Android e voltará para o filme quando a chamada terminar. O áudio espacial nos auscultadores vai fazer com que o utilizador se sinta  como se estivesse realmente lá, adaptando o som com base nos movimentos da sua cabeça, posicionando o áudio no espaço à sua volta. Estas funcionalidades estarão disponíveis nos próximos meses em auscultadores compatíveis.

Transferência do áudio do Chrome OS para o Android
Transferência do áudio do Chrome OS para o Android – ®DR

Quer o utilizador esteja em casa ou em movimento, irá também ser adicionado, este ano, funcionalidades ao Phone Hub nos Chromebooks que o irão ajudar a realizar mais nos seus dispositivos. Atualmente, o utilizador  pode usar o seu Chromebook para visualizar e responder a notificações de Chat, alterar para Não Incomodar, desativar o toque para encontrar o seu telefone ou continuar a navegar nos separadores mais recentes do Chrome.  No decorrer deste ano, caso se encontre a trabalhar no seu Chromebook e se o seu telefone Android estiver fora de alcance (por exemplo, a carregar num outro local) será possível manter o contato ao aceder às aplicações de chat do seu telefone diretamente no seu Chromebook – sem precisar de as instalar novamente no seu Chromebook. Igualmente entusiasmante será adicionar o Camera Roll ao Phone Hub, o que torna o acesso às suas fotos e vídeos mais recentes tão fácil como um simples clique.

Mensagens de Android para Chrome OS
Mensagens em vários dispositivos do Android para o Chrome OS – ®DR

Atualmente, já  pode usar a voz enquanto conduz para fechar a porta da garagem, desligar as luzes da cozinha, mexer no termostato e verificar se trancou a porta principal. Em breve, poderá também pedir ajuda ao Google, antes mesmo de sair pela porta principal. Com as ações remotas, o utilizador pode utilizar a sua voz para aquecer ou arrefecer o seu carro, bloquear e desbloquear e obter informações (como a quantidade de bateria que resta) em todos os dispositivos com o Assistente ativado. Estas funcionalidades irão chegar primeiro aos veículos da Volvo Cars nos próximos meses, sendo que outras marcas serão anunciadas ao longo dos próximos meses.  

Faça mais com o Android e PCs Windows 

Pela primeira vez com o ecossistema Android, a Google está focada na construção para outras plataformas, como o Windows, seja gaming, produtividade ou outras áreas. Por exemplo, ao conectar o seu telefone Android a um PC Windows com o Fast Pair, o utilizador poderá configurar rapidamente os acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e partilhar arquivos com o Nearby Share. Os trabalhos decorrem com a Acer, HP e a Intel para trazer, pela primeira vez e ainda este ano, estas experiências para PCs com Windows selecionados.

ecossistema Android da Google
HP Windows PC – ®DR

Estas funcionalidades serão lançadas ao longo do ano. As novidades ecossistema android no futuro, irão continuar na Google que investirá nas maneiras mais úteis para que os seus dispositivos funcionem melhor em conjunto.

aNOTÍCIA.pt