Rali Dakar: Miguel Barbosa e Rui Gonçalves com boas participações na dura etapa de hoje

Miguel Barbosa ganhou 13 posições, e Rui Gonçalves aumentou o ritmo naquela que foi uma das mais duras e rápidas etapas do Dakar 2022

Rali Dakar: Miguel Barbosa e Rui Gonçalves com boas participações na dura etapa de hoje - ®DR

O Piloto do BP Ultimate Vodafone Team, Miguel Barbosa partiu da posição 49 e realizou o 36º tempo, na oitava etapa 44º Rali Dakar que hoje se disputou entre Al Dawadimi e Wadi Ad-Dawasir, enquanto Rui Gonçalves voltou a mostrar que está cada vez mais à vontade com as especiais deste Dakar, tendo imprimido um excelente ritmo durante os cerca de 400 km de troço cronometrado, tendo terminado este oitavo dia de competição na 14ª posição com um total de 4h03m.

A oitava etapa do 44º Rali Dakar que hoje se disputou entre Al Dawadimi e Wadi Ad-Dawasir, a mais longa deste Dakar – já que ao setor seletivo de 395 km se juntaram mais 435 km de ligação – viu a dupla do BP Ultimate Vodafone Team, Miguel Barbosa/Pedro Velosa ter finalmente um dia sem contratempos aos comandos da Toyota Hilux T1 Overdrive. No final do dia o balanço positivo de terem ganho 13 posições já que foram a 49ª equipa a arrancar na competição auto e realizaram o 36º tempo.

De acordo com Miguel Barbosa “A etapa foi muito longa. Foi um dia de extrema dureza no Dakar. Os primeiros 200 km eram de dunas de nível 2 e 3, muito mais difíceis, a areia também era muito mais quente e mole. Fizemos uma etapa tranquila. A nossa preocupação foi a de não registar problemas porque sabíamos que isso nos iria complicar a vida até porque tínhamos também uma longa ligação no fim, de 260 km, mais de 50 em terra. Passámos por muitos carros acidentados, com problemas mecânicos. Conseguimos fazer uma etapa certinha, correu tudo bem e estamos satisfeitos por isso”.

Também Rui Gonçalves imprimiu um excelente ritmo durante os cerca de 400 km de troço cronometrado, tendo rodado sempre num ritmo elevado, principalmente na primeira parte da especial, onde o piso lhe era mais favorável, terminando este oitavo dia de competição na 14ª posição com um total de 4h03m, tempo total que evidencia a elevada velocidade média alcançada.

A oitava etapa do Rally Dakar 2022 foi marcada pela enorme extensão da mesma, quase 850 km de distância, mas também pela extrema rapidez do traçado intercalado com algumas zonas de navegação mais exigente.

Rui Gonçalves, revelou que “Sabia que era muito importante impor um bom ritmo na primeira metade da etapa uma vez que o piso era composto era areia e dunas, o meu tipo de terreno favorito. Já na segunda metade da prova posteriormente à neutralização, mais precisamente a seguir ao km 191, o tipo de terreno mudou e passando a ser maioritariamente composto por pistas rápidas, e onde a navegação já não era muito complicada”

O piloto, referiu ainda que “no geral senti-me bem e consegui levar a minha Sherco até ao 14º lugar. Neste momento já estamos focados e concentrados na preparação da etapa de amanhã.” concluiu Rui Gonçalves, não esquecendo o habitual agradecimento “Obrigado a todos pela força extra que me têm dado a cada dia!”

Amanhã, disputa-se a nona etapa, num total de 490 km, com 287 km cronometrados, em forma de loop, com início e fim em Wadi Ad-Dawasir. Por esta altura, a resistência dos concorrentes e das suas máquinas serão um fator decisivo. A presença de montanhas, seguidas de trilhas que serpenteiam pelos desfiladeiros exigirá uma abordagem diferente. Apesar de haver menos areia, esta etapa será ainda difícil, até pela navegação.

aNOTÍCIA.pt