José Maria da Fonseca é o primeiro produtor de vinho português com certificação FAIR’N GREEN

José Maria da Fonseca obtém certificação em sustentabilidade FAIR’N GREEN, que teve início em 2013 com um projeto entre produtores de vinho alemães

certificação FAIR'N GREEN
José Maria da Fonseca é o primeiro produtor de vinho português com certificação FAIR'N GREEN - ®DR

A José Maria da Fonseca é o primeiro produtor de vinho português a obter a certificação em sustentabilidade FAIR’N GREEN, após uma análise e consultoria detalhadas. Esta certificação começou com um projeto entre produtores de vinho alemães, em 2013, mas já certificou quase 100 empresas em 7 países.

“A sustentabilidade faz parte do DNA da José Maria da Fonseca há várias décadas. Por ser uma empresa de 7 gerações, vemos a sustentabilidade como a única forma de as próximas gerações da família terem uma empresa viável e gerida com responsabilidade nas áreas de meio ambiente, social e económica. Com base na nossa filosofia como empresa, era lógico expandirmos para uma certificação de sustentabilidade holística, que nos ajuda a melhorar sistematicamente ao longo do tempo”, explica António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca.

A José Maria da Fonseca abrange diversas marcas e a primeira referência a integrar a certificação FAIR’N GREEN é um dos seus vinhos mais emblemáticos, o Periquita Reserva. Com cerca de 1 milhão de litros de produção anual, este vinho é vendido no mercado interno, mas também é exportado para vários países

“Damos as boas-vindas ao nosso primeiro membro português. Somos uma rede crescente de produtores de vinho inovadores e dinâmicos que não quer somente esperar pelas decisões políticas para dar os próximos passos, mas que quer ajudar a transformar a viticultura, de forma a que esta se torne mais sustentável a partir de dentro”, explica Keith Ulrich, fundador e presidente do conselho da associação FAIR’N GREEN.

“A beleza de trabalhar com todos os tipos de empresas em várias regiões e países é que podemos realmente criar novos conhecimentos: as pequenas empresas costumam ser altamente inovadoras, as grandes empresas podem trazer inovações em escala. Acreditamos firmemente que a nossa abordagem orientada para consultoria trará os melhores efeitos no longo prazo. Estamos empenhados em contribuir para a mudança no mundo real, não apenas em validar pontos de uma checklist”, finaliza Keith Ulrich.

No âmbito das suas políticas e práticas sustentáveis, a José Maria da Fonseca instalou recentemente um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que irá permitir a poupança energética de 38%. Implementado e gerido pela ENGIE Hemera, este sistema irá também evitar a emissão de 250 toneladas de CO² por ano, que equivalem a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 carros da estrada por ano.

A aposta da José Maria da Fonseca em práticas ambientais começou ainda antes do aparecimento das normas ambientais ISO14001, das quais a José Maria da Fonseca foi a primeira certificada no sector. Desde 1996, a José Maria da Fonseca é certificada na Norma de Qualidade ISO9001 e a partir de 2004 passa a seguir o referencial ISO14001. Também na área da Segurança Alimentar, a José Maria da Fonseca alcançou o estatuto BRC em 2003, tendo em 2012 obtido a Certificação BRC, issue 7 (atualmente o mais avançado standard internacional na área da Segurança Alimentar).

Ainda na vertente ambiental a José Maria da Fonseca mantém práticas sustentáveis inovadoras como a redução de consumos de água, com objetivos e metas anuais, incluindo o tratamento e reutilização de todas as suas águas residuais, para rega dos seus espaços verdes. A empresa não faz por isso descargas da sua Estação de Tratamentos (ETAR) no meio hídrico desde 2007.

aNOTÍCIA.pt