Fragata D. Fernando II e Glória com visitas guiadas para toda a família

A Fragata D Fernando II e Glória promove no próximo dia 22 de janeiro, sábado, visitas guiadas pelo "Marinheiro Sardinha" que contará a história do último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa

Fragata D Fernando II e Glória
Fragata D. Fernando II e Glória com visitas guiadas para toda a família - ®DR

A Fragata D Fernando II e Glória, atracada em Cacilhas, vai promover no próximo sábado, dia 22 de janeiro, visitas guiadas, que prometem ser uma experiência memorável para os visitantes.

​O “Marinheiro Sardinha” guiará a visita, contando a história do último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa, na primeira pessoa. O grande objetivo passa por proporcionar aos visitantes uma pequena teatralização, de modo a que se sintam envolvidos na História, destacando algumas curiosidades que enaltecem a história do navio.

No sábado, 22 de janeiro, às 11h, será o arranque destas visitas, que irão repetir-se no último sábado de cada mês.

Os bilhetes, que já incluem a entrada na Fragata D Fernando II e Glória e são vendidos exclusivamente online, variam entre os 6€ para crianças e os 10€ para adultos, havendo ainda a possibilidade de adquirir um bilhete de família, que inclui dois adultos e duas crianças, por 26€. Existem, também, preços diferenciados para as escolas e os grupos de ATL, que podem solicitar visitas com o Marinheiro Sardinha noutras datas.

A “Visita com o Marinheiro Sardinha” decorre em parceria com a empresa de animação turística COOLture Tours.

Mais informações em https://ccm.marinha.pt/pt/dfernando_web/agendacultural_web/Paginas/visita-marinheiro-sardinha-22jan.aspx

Sobre:

​Em 1821 foi proposto pelo Chefe de Esquadra, Almirante Garcez Palha, ao Rei D. João VI, a construção de uma nova fragata. Esta proposta viria a ser aprovada 3 anos depois, sendo o financiamento suportado pelos rendimentos do tabaco e alguns subsídios do governo de Macau.

O seu desenho foi inspirado noutra fragata portuguesa “Duquesa de Bragança” muito apreciada e elogiada pela Marinha Imperial Britânica, então no apogeu do poder e do prestígio, e que a copiou construindo alguns navios iguais. Os estaleiros de Damão foram os escolhidos pelo facto de a mão-de-obra ali ser mais barata e porque, num enclave que lhe ficava próximo (Nagar Aveli), existia uma extensa floresta de árvores de teca, madeira excecional para a construção de navios.

O navio aparelha em galera com 4 mastros, de vante para ré: o gurupés, o traquete, o grande e a mezena que, no caso da galera, é designado por “gata” por envergar pano redondo, como nos outros mastros principais.

Em termos de armamento e como fragata o navio foi construído para ser equipado com 50 peças, 28 na bateria e 22 no convés. No entanto nunca andou armado como fragata propriamente dita, sendo o armamento em número inferior e adaptado a cada missão. De referir que durante a sua vida operacional este navio nunca chegou a travar qualquer combate.

aNOTÍCIA.pt