Fevereiro no Teatro das Figuras com teatro premiado e os espetáculos de Pedro Abrunhosa e Bumba na Fofinha

Em fevereiro da programação do Teatro das Figuras destacam-se a Música, a Comédia e, claro, o Teatro

Fevereiro no Teatro das Figuras
Fevereiro no Teatro das Figuras com teatro premiado e os espetáculos de Pedro Abrunhosa e Bumba na Fofinha - ®DR

Na programação do mês de fevereiro do Teatro das Figuras destacam-se a Música, a Comédia e, claro, o Teatro, no ano em que a sala passou a integrar a Rede Eunice Ageas (circuito nacional de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II). As peças “Se eu vivesse tu morrias” e “Intimidade Indecente”, o concerto de Pedro Abrunhosa com a Orquestra Clássica do Sul ou o stand up da humorista Bumba na Fofinha são fortes argumentos para renovadas idas ao Teatro das Figuras, ao longo das próximas semanas.

DANÇA

A programação do mês de Fevereiro inicia com a apresentação, no dia 3, de mais um espectáculo criado no âmbito do Ciclo EmergenteO Corpo, Hoje de ananeto, parte de um desafio para um trabalho sobre o corpo do futuro, que conduziu à reflexão da coreógrafa sobre o corpo, hoje.

A segunda proposta de dança, o espectáculo Credo, que teria lugar no dia 5 de fevereiro, será adiado para nova data a anunciar em breve, devido ao isolamento de um dos membros da sua equipa.

A primeira das três oficinas dedicadas à “Dança e o Ensino Criativo” tem já apresentações esgotadas em duas escolas EB23 do concelho de Faro. A Dança e a Matemática, será apresentada às turmas no dia 10 de Fevereiro, por Pedro Carvalho, que no seu percurso junta o ensino da disciplina, com a interpretação e a criação coreográfica.

TEATRO

Em cena a 16 de fevereiroSe eu Vivesse tu Morrias de Miguel Castro Caldas recebeu o Prémio SPA para Melhor Texto Representado em 2017. Trata-se de uma peça cujo título foi tirado do pseudo-epitáfio de Robespierre: “Passante, não chores a minha morte, se eu vivesse tu morrias.” O passante e Robespierre não podem estar vivos ao mesmo tempo e no entanto é isso que os dramaturgos e os atores fazem grosso modo no teatro: o dramaturgo morre e o ator ressuscita-o sem ele próprio morrer.

De 24 a 26 de fevereiro a conhecida dupla de actores brasileiros Eliane Giardini e Marcos Caruso, traz a peça Intimidade Indecente ao Teatro das Figuras. Intimidade Indecente poderia ser catalogada como uma comédia romântica mas é muito mais do que isso. É uma história de amor de um casal que se separa aos 50 anos mas que, de alguma forma, continua sempre ligado. Paixão, sexo, traição, amor e preconceito são alguns dos ingredientes desta história que promete emocionar o público em Portugal.

MÚSICA

No dia 12 de fevereiro, Pedro Abrunhosa actua no Teatro das Figuras, acompanhado pela Orquestra Clássica do Sul conduzida pelo Maestro Rui Pinheiro. Pedro Abrunhosa encontra-se em estúdio a gravar o seu 9.º álbum de originais, com lançamento previsto para 2022, e deverá apresentar algumas músicas novas em Faro, a uma plateia esgotada.

Teatro das Figuras escolheu o domingo dia 20 de Fevereiro para a primeira apresentação de Uma Pequena História da Música, criado e interpretado por Ricardo Coelho, ao piano. Trata-se de um ciclo de concertos que visa sensibilizar o público infanto-juvenil para a música erudita e que consiste numa pequena viagem à história da música, desde o Barroco (séc. XVII) até à música contemporânea (séc. XX), com algumas histórias curiosas sobre compositores e outras personagens relevantes de cada época.

COMÉDIA

No dia 19 de Fevereiro, a humorista Bumba na Fofinha apresenta-se pela primeira vez ao vivo no Teatro das Figuras, com o espetáculo “Suar do Bigode”, que marca a sua estreia no stand-up e esgotou em tempo recordGrávida, promete à plateia que irá “escutar uma senhora do tamanho de Saturno a falar de temas como: crescer numa família numerosa a suar do bigode, entrar na puberdade a suar do bigode, engatar a suar do bigode, virar (mais ou menos) adulta a suar do bigode e, por fim, o culminar de todos os suanços de bigodes: parir uma vida.”

aNOTÍCIA.pt