Gaiteiros de Lisboa ao vivo no Teatro Maria Matos

Gaiteiros de Lisboa viajam pelos momentos mais emblemáticos da sua discografia no concerto que sobe ao palco do Teatro Maria Matos a 31 de maio.

Gaiteiros de Lisboa
Gaiteiros de Lisboa ao vivo no Teatro Maria Matos - ®DR

Todos os músicos dos Gaiteiros de Lisboa têm fortes ligações a importante parte da história da música portuguesa tendo tocado com gente tão diversa quanto José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto ou ainda Trovante e Sétima Legião. Quando surgiram com o hoje clássico Invasões Barbaras, em 1995, os Gaiteiros de Lisboa revolucionaram a música popular portuguesa, respeitando as raízes, mas ousando olhar para o futuro.

Desde então editaram uma série de trabalhos muito aplaudidos pela crítica especializada: Bocas do Inferno (1997), Macaréu (2002), Sátiro (2005), Avis Rara (2012) e Bestiário (2019) conquistaram sempre lugares de destaque nas listas de melhores trabalhos dos seus respectivos anos, sinal de um grau de qualidade elevado que atravessa toda a sua obra. E é exactamente esse o ponto de partida para o novo espectáculo, um périplo criativo por alguns dos mais marcantes momentos de uma obra que se estende para lá da discografia oficial – Os Demónios do Meu Avô é um filme em stop motion que se inspira em figuras de uma das mestres do figurado de Barcelos, Rosa Ramalho, para que os Gaiteiros criaram a banda sonora de onde também sairá material para um concerto que se adivinha, em igual medida, intenso, efusivo, mágico e entusiasmante. E imperdível, pois claro.
 

Os Gaiteiros de Lisboa são constituídos por CARLOS GUERREIRO, MIGUEL QUITÉRIO, MIGUEL VERÍSSIMO, PAULO CHARNECA, PAULO TATO MARINHO e SEBASTIÃO ANTUNES

Discografia

1995 – INVASÕES BÁRBARAS (Farol)

1997 – BOCAS DO INFERNO (Farol)

2000 – DANÇACHAMAS (ao vivo) (Farol)

2002 – MACARÉU (Aduf)

2006 – SÁTIRO (Aduf/Sony Music)

2012 – AVIS RARA (D’Euridice)

2018 – A HISTÓRIA (compilação) (Uguru)

2019 – BESTIÁRIO (Uguru)

aNOTÍCIA.pt