“Panthéon & Panteão” uma exposição inserida na Temporada Portugal França 2022

Inserida na programação da Temporada Portugal França 2022, foi inaugurada hoje a exposição "Panthéon & Panteão”, uma iniciativa conjunta do Panteão Nacional e do Panthéon de Paris.

exposição Panthéon e Panteão
"Panthéon & Panteão” uma exposição inserida na Temporada Portugal França 2022 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

“Panthéon & Panteão”, é o título da exposição inaugurada hoje no Panteão de Lisboa. Inserida na programação da Temporada Portugal França 2022, esta é uma exposição cruzada, no Panteão Nacional, em Lisboa, e no Panthéon, em Paris, cujas semelhanças e diferenças são as bases para apresentar estes monumentos que homenageiam figuras importantes de cada nação.

Em Paris e em Lisboa os Panteões dominam a paisagem urbana, sobressaindo como um ponto de referência de cada cidade. Semelhanças e diferenças são os motes para apresentar estes dois edifícios. Ambos os monumentos, desde a sua génese, apresentam uma história e uma arquitetura que traduzem as vicissitudes das suas épocas e refletem as diferentes realidades (políticas, sociais…) vividas ao longo dos tempos.

Esta exposição ficará patente ao público até ao dia 14 de julho.

Mas como este programa envolve os países em todo o seu território, a 18 de fevereiro, entre os teatros Rivoli e Campo Alegre, no Porto, Phia Ménard, uma das artistas francesas mais entusiasmantes da atualidade, inicia um programa que cruza dança, artes visuais, teatro e circo contemporâneo e que, além da sua mestria artística, dá conta do seu compromisso pessoal, social e político com temas atuais da nossa sociedade.

Estes eventos são enriquecidos e celebrados pelas atuações de escolas de ensino artístico de Lisboa e do Porto detalhados no programa de abertura onde se destacam ainda duas exposições já visitáveis nas duas cidades: “Artistas, Património e Museu”, em Lisboa e “Caprichos de Manuel-Casimiro”, no Porto.

A Temporada Portugal-França 2022 é uma oportunidade para realçar a proximidade e a amizade que unem os dois países, representadas em particular pela presença em França de uma vasta comunidade luso-descendente, e em Portugal por número crescente de cidadãos franceses.

Desta forma e durante este ano, a temporada cruzada faz emergir um lugar onde portugueses e franceses se possam reunir na valorização da diversidade, dos valores humanistas, da democracia e na contribuição para a sustentabilidade do planeta, na partilha de boas práticas para o proteger.

Segundo Emmanuel Demarcy-Mota, a Temporada permite “dar ao sonho um poder inaudito para que os encontros que temos imaginado nos permitam criar juntos um futuro desejável”, acrescentando que “tal só será possível se desenharmos uma nova geografia, se inventarmos juntos o tempo pós-pandemia, se mantivermos a nossa palavra e inventarmos uma Europa solidária das artes e da cultura”.

aNOTÍCIA.pt