Marinha prossegue acompanhamento de navio com incêndio a bordo ao largo dos Açores

A Marinha continua a acompanhar o incêndio no navio "Felicity Ace" que se encontra ao largo dos Açores, a 195 milhas náuticas a sul da ilha do Faial

incêndio em navio ao largo dos Açores
Marinha prossegue acompanhamento de navio com incêndio a bordo ao largo dos Açores - ®DR

O navio mercante “Felicity Ace” permanece estável ao largo dos Açores, a 195 milhas náuticas a sul da ilha do Faial, sem focos de incêndio visíveis, permanecendo no local dois rebocadores em operações de arrefecimento.

O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, permanece no local a acompanhar a situação, como garante da segurança da navegação e vigilância da poluição do meio marinho, monitorizando permanentemente a estabilidade do navio. Até ao momento não foi detetado qualquer foco de poluição no mar. É visível a saída de fumos brancos do navio, que diminuíram consideravelmente.

Prevê-se que durante o dia 24 de fevereiro uma equipa de peritos, transportada por um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa, se desloque ao navio “Felicity Ace”, por forma a analisar as condições para a realização do reboque.

Também amanhã se prevê chegarem ao local mais dois rebocadores e pessoal especializado para dar continuidade ao plano de reboque do navio.

O navio mercante “Felicity Ace”, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, sofreu um incêndio a bordo no passado dia 16 de fevereiro. Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

Artigo relacionado :

Marinha está a resgatar tripulantes de navio mercante com incêndio a bordo ao largo dos Açores