“Ideia 2022” : Almirante Gouveia e Melo abre conferência sobre inovação da Marinha

O almirante Henrique Gouveia e Melo deu início esta quarta-feira à conferência "Ideia 2022", que tem como tema “Relevância do Espaço para as operações marítimas e economia azul".

Gouveia e Melo na Ideia 2022
"Ideia 2022" : Almirante Gouveia e Melo abre conferência sobre inovação da Marinha - ®DR

A conferência “Ideia 2022” teve início esta quarta-feira, dia 23, na Escola Naval com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo que na mensagem de abertura destacou que “Numa sociedade globalizada, onde a volatilidade e a imprevisibilidade se constituem como constantes das relações internacionais, só uma postura prospetiva, inteligente e adaptada pode servir os interesses nacionais.”

Acrescentando que “a Marinha está ciente destes desafios” e que Portugal tem atualmente os elementos fulcrais para o desenvolvimento de uma economia azul – tecnologia, conhecimento e oportunidades. A Marinha Portuguesa, pelas funções que desempenha, será sempre uma pedra estruturante da economia azul, mas poderá tornar-se, também, num forte catalisador económico e tecnológico.

“A minha ambição como Chefe do Estado-Maior da Marinha é proporcionar a Portugal e ao povo português uma Marinha moderna. Uma Marinha que opera e faz uso dos cinco domínios: mar, terra, ar, espaço e ciberespaço.

A inovação só será alcançada se puderem coexistir em harmonia uma estrutura fortemente hierarquizada, tipicamente militar, e as comunidades de conhecimento e de interesses mais desestruturadas. Estas comunidades serão o verdadeiro motor da evolução, induzindo uma atitude de mudança e adaptação constante no seio da instituição. A associação das comunidades internas a entidades externas, ligadas à ciência e à investigação é nuclear a todo o processo de inovação. Esta ligação deve ser fortemente incentivada através de protocolos e parcerias, o que contribuirá também para a solidificação de um agrupamento (cluster) tecnológico-científico-económico naval nacional.

Para alcançar uma presença sustentada no mar, é necessário avançar para um oceano digital com milhões de sensores, sistemas tripulados e não tripulados e satélites, todos conectados para fornecer dados e conhecimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Neste primeiro dia a “Ideia 2022”, para além do almirante Henrique Gouveia e Melo, contou ainda com a intervenção do vice-almirante Keith Blount, da Comando Marítimo da NATO, dedicada à relevância do espaço para as operações marítimas.

A sessão de abertura terminou com a realização da primeira mesa redonda prevista para o evento dedicada às “Capacidades espaciais emergentes para a segurança e proteção marítima”. Moderada por Teresa Ferreira, o espaço de debate contou com as intervenções do contra-almirante Proença Mendes, atual 2º Comandante Naval, Simon Best, da Airbus, Leendert Bal, Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), e Sérgio Barbedo, da EDISOFT.

A Ideia 2022 irá realizar-se até ao dia 25 de fevereiro. Esta é já a terceira edição e tem como tema a “Relevância do Espaço para as operações marítimas e economia azul”.

A conferência mantém um formato híbrido entre presencial e online e procura ser um espaço para a apresentação de ideias, projet os, produtos e desafios inovadores.

Pode rever a sessão em ​ https://youtu.be/zV23bT8yoTw

aNOTÍCIA.pt